NOTÍCIAS & EVENTOS

11 de junho de 2021 / Por / 0 Comentário

Como realizar uma boa proteção residencial contra incêndio?

No Brasil, não há uma legislação rigorosa que obrigue a adoção de medidas de proteção residencial contra incêndio. Entenda mais sobre isso, neste artigo.

proteção residencial contra incêndio

A proteção residencial contra incêndio é algo, muitas vezes, deixado de lado pelas pessoas. Entre as muitas justificativas para isso, está a falta de legislação que obrigue medidas preventivas em casas. Outro fator é que, mesmo sendo assustador e impactante, os índices de acidentes com fogo que resultam em perda da vida são muito pequenos. Vale ressaltar que, é claro, quando há óbitos nessas situações, eles são bastante comoventes.

Conforme o CTIF World Fire Statistics Center, na edição divulgada em 2020, o Brasil registrou 1.309 mortes por conta de fogo, calor e fumaça. Sendo assim, nem todos são por queimadura, como muitas pessoas acreditam. Também, algumas situações, como em hotéis e prédios, por exemplo, há chances de mais pessoas sofrerem danos.

Assim, a proteção residencial contra incêndios, ocasionalmente, é negligenciada. Mas, com ações simples, é possível prevenir, ou amenizar, acidentes com fogo. Neste artigo, entre outras informações importantes, mostraremos 7 dicas de proteção para os lares. Tais como:

  1. Cuidado com a rede elétrica;
  2. Não sobrecarregue as tomadas;
  3. Tenha atenção à cozinha;
  4. Fique de olho nas cortinas;
  5. Instalação de gás;
  6. Prudência com os produtos inflamáveis;
  7. Tenha um kit de proteção contra incêndio.

Boa leitura!

Importância de proteção residencial contra incêndio

No Brasil, não existe uma legislação sobre a proteção residencial contra incêndios. E isso, infelizmente, dificulta a criação de uma cultura de atenção e de prevenção a acidentes com fogo. Atualmente, quem cuida da liberação e fiscalização de equipamentos nas edificações é o Corpo de Bombeiros de cada estado. Assim, geralmente, as instruções técnicas dessas corporações ― e, também, a ABNT NBR 10897: 2020 ― incluem as casas como lugares com risco leve a médio.

Entretanto, mesmo com essa classificação, as residências estão sujeitas a incêndios. Especialmente após o início da pandemia, onde muitas empresas levaram suas equipes para o regime home office. Com mais dispositivos ligados à rede elétrica, mais chances de curto-circuito.

Assim, para garantir a segurança do seu patrimônio, bem como evitar afetar sua saúde, é muito importante adotar medidas de proteção residencial contra incêndio. Para lhe ajudar, separamos 7 dicas para serem aplicadas no seu lar. Confira!

eBook: Sprinklers: O guia essencial

1. Cuidado com a rede elétrica

Uma das causas de incêndio nas residências é por conta da rede elétrica. Então, realize a manutenção. Outro ponto importante é não improvisar instalações e nem fazer ligações provisórias.

Para isso, chame um profissional para fazer uma inspeção e trocar os fios antigos, desencapados e desgastados. Somente alguém capacitado deverá efetuar esse serviço, afinal, ele estará preparado e devidamente equipado.

2. Não sobrecarregue as tomadas

Ainda ligada à eletricidade, essa dica é referente aos plugues usados em excesso. Nada de sobrecarregar as tomadas com diversos “Benjamins” (“Tês”) e extensões. Isso porque, na maioria das vezes, a rede elétrica da casa não está projetada para suportar o funcionamento de vários dispositivos ao mesmo tempo.

Também, evite deixar aparelhos elétricos por longos períodos ligados em locais sem ventilação. O ideal é sempre desconectá-los da tomada após o uso.

3. Tenha atenção à cozinha

Além de ser um local com diversos eletrodomésticos, há um detalhe que merece atenção nesse ambiente: o fogão. Deixar panelas sobre o fogo aceso, sem supervisão, pode resultar em acidentes como queimaduras e incêndios.

Então, evite fazer outra atividade enquanto cozinha. Infelizmente, o esquecimento de panelas no fogão é um dos motivos de incêndios nas residências. Também, tome cuidado com óleo muito quente, que provoca a criação de labaredas.

4. Fique de olho nas cortinas

Esse item de decoração, além de deixar os ambientes mais bonitos, ajuda a controlar a iluminação dos espaços. Porém, muitas pessoas não se dão conta de que elas podem ser propagadoras de chamas.

Então, evite ter cortinas perto dos fogões e de fiação elétrica. Em caso de faíscas, o tecido é um material que entra em combustão facilmente.

5. Instalação de gás

Muitas residências, além do gás de cozinha, contam com uma central que garante o aquecimento da água. Esses dois tipos de instalação de gás merecem atenção. Afinal, o vazamento desse fluido pode resultar em um incêndio. E, mesmo que não chegue a um acidente dessa magnitude, inalá-lo é bastante prejudicial à saúde, portanto, realize a inspeção e manutenção dos sistemas.

Também, quando não estiver utilizando, feche a válvula que permite a passagem do gás. Faça isso, inclusive, quando for sair de casa ou viajar.

6. Prudência com os produtos inflamáveis

Entre as principais causas de incêndios nas residências está a utilização errada de líquidos inflamáveis ou combustíveis. Por isso, muito cuidado ao manuseá-los!

Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, precisamos ter à disposição álcool 70%. Essa substância, se utilizada de forma imprudente, pode, até mesmo, gerar queimaduras. Um exemplo é você higienizar suas mãos e, na sequência, acender um cigarro.

Também, procure manter esses produtos longe do fogão e da fiação elétrica.

7. Tenha um kit de proteção contra incêndio

Mesmo não havendo legislação para equipamentos de combate a incêndio em residências, a nossa dica é que crie um “kit” de proteção. Tenha à disposição extintores com pó químico da classe A, B ou C.

Outros itens que sua casa pode ter são o alarme de incêndio e os detectores de fumaça, que o ajudarão a evacuar o local ao primeiro sinal de fogo. Além disso, deixe em mãos o número do Corpo de Bombeiros (193).

Agora que você entendeu um pouco mais da importância da proteção residencial contra incêndios, anote essas dicas e comece a adotá-las o quanto antes na sua casa. Continue acompanhando nosso site e nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e conteúdos sobre proteção contra incêndios.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×