NOTÍCIAS & EVENTOS

9 de janeiro de 2024 / Por / 0 Comentário

Por que o sprinkler é a melhor solução para evitar perdas patrimoniais?

Evitar perdas patrimoniais, sistema de segurança completo é o primeiro passo e, muitas vezes, os sprinklers assumem o protagonismo na proteção. Saiba mais!

Por que o sprinkler é a melhor solução para evitar perdas patrimoniais?

Ter um sistema de segurança eficiente para combater incêndios é crucial para proteger não apenas vidas, mas também o patrimônio. Quando um incêndio irrompe, cada segundo conta, e é por isso que a agilidade na resposta é essencial, especialmente quando se fala em evitar perdas patrimoniais.

Mas dentro de um sistema de segurança eficiente, existem diferentes ferramentas e dispositivos que podem torná-lo ainda mais preciso nesse combate. Por isso, vamos explicar ao longo deste artigo por que os sprinklers são a melhor solução para evitar perdas patrimoniais.

Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que a agilidade é importante na resposta aos incêndios?

Imagine a cena: um pequeno incêndio começa em um canto da sua empresa, e as chamas se espalham rapidamente. Em questão de minutos, o fogo pode causar danos irreparáveis à vida, ao prédio, estoques e equipamentos valiosos. Nesse momento, a agilidade na resposta é fundamental para conter o incêndio antes que ele cause perdas significativas.

Os sprinklers são dispositivos de proteção contra o incêndio que respondem rapidamente quando ocorre a elevação da temperatura provocada pelo incêndio ainda em seu estágio inicial; quando essa situação ocorre, os sprinklers ativam-se automaticamente, liberando água para controlar as chamas.

E é justamente essa resposta imediata que pode fazer toda a diferença no controle de um incêndio e na redução das perdas patrimoniais. Afinal, haverá tempo para o prédio ser evacuado e para os bombeiros chegarem ao local, evitando uma catástrofe.

Por que os sprinklers são ideais para evitar perdas patrimoniais?

Agora que você já entendeu como a rapidez é importante, é hora de descobrir como os sprinklers levam mais agilidade para o seu sistema de segurança, mas também muitos outros benefícios. Confira!

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

1. Resposta 24 horas por dia, 7 dias por semana

O sistema de sprinklers é o bombeiro de plantão que agirá rápido mesmo nas festas de fim de ano, férias coletivas da empresa, feriadão de carnaval e todos os demais dias do ano: 24 horas por dia, 365 dias por ano! Ou seja, a sua propriedade está protegida mesmo quando não há ninguém presente, garantindo a resposta mais rápida em qualquer cenário.

Em situações onde os incêndios podem ocorrer a qualquer momento, essa constante vigilância oferece a segurança de que o seu patrimônio não será completamente tomado por chamas até que se perca o controle e o resultado seja irrecuperável.

2. Resfriamento rápido

Os sprinklers não apenas apagam o fogo, mas também ajudam a resfriar a área afetada. Um trabalho que é crucial para evitar que o fogo se espalhe para outras partes do local do incêndio.

Além disso, o resfriamento rápido pode reduzir os danos causados pela água, o que é uma preocupação comum quando se trata de sistemas de combate a incêndios.

3. Mínimo de danos colaterais

Os sprinklers são projetados para direcionar a água diretamente para a área afetada, minimizando o dano a itens não afetados pelo incêndio, já que um computador do outro lado da sala, por exemplo, não vai ser danificado pela água.

Especialmente em instalações onde equipamentos sensíveis, documentos importantes ou estoques valiosos estão presentes, isso pode ser um diferencial, já que evita danos colaterais e também pode economizar muito dinheiro a longo prazo. Vale lembrar que é menos danoso molhar uma área, equipamentos ou, até mesmo, recuperar documentos do que permitir que o fogo os consuma.

4. Conformidade com normas de segurança

Há mais de 40 anos a Skop fabrica seus sprinklers atendendo às condições técnicas especificadas pela norma técnica nacional. A Norma técnica em vigência atualmente para a certificação do sprinkler é a ABNT NBR16400:2020.

Mais do que um benefício para evitar as perdas patrimoniais, o sprinkler se torna um equipamento para reforçar o seu compromisso com a segurança das vidas e dos bens que estão naquele local.

5. Relação entre sistemas de sprinklers e o seguro do empreendimento

Todas as seguradoras reconhecem que os sistemas de sprinklers são eficientes e confiáveis. Há casos, dependendo do tipo de ocupação/utilização do local, onde a seguradora não aceita fazer o contrato se não houver um sistema de proteção adequado, o que envolve, em muitos casos, a instalação do sistema de sprinklers.

Existe também a possibilidade, a depender do caso, de eventual redução no valor do seguro, justamente porque os sprinklers diminuem, consideravelmente, o risco de perdas patrimoniais. Portanto, investir em um sistema de sprinklers pode resultar em economias a longo prazo, seja na contratação do seguro ou através redução/eliminação de danos e perdas gerados por incêndios.

6. Flexibilidade de design

Os sistemas de sprinklers podem ser personalizados para atender às necessidades de proteção específicas de sua propriedade. Eles podem ser projetados para áreas de risco elevado ou para proteger áreas específicas de um edifício, segundo os critérios existentes nas Normas. Essa flexibilidade de design torna os sprinklers uma opção versátil para qualquer tipo de propriedade.

Não importa se estamos falando de um galpão, armazém ou shopping center. O sprinkler pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada local, aumentando a sua eficiência operacional.

7. Manutenção simples

A manutenção de sistemas de sprinklers é relativamente simples e econômica. Testes regulares e inspeções de rotina garantem que o sistema esteja sempre pronto para agir quando necessário e evitar maiores perdas.

Isso contrasta com outros sistemas de combate a incêndios que podem exigir manutenção mais complexa e dispendiosa. Afinal, a ideia aqui é reduzir as perdas patrimoniais, certo? Esse trabalho começa na escolha das ferramentas que vão ser utilizadas.

Em resumo, os sprinklers são a melhor solução para evitar perdas patrimoniais devido à sua agilidade na resposta a incêndios, eficiência na contenção das chamas e outros benefícios. Tudo isso torna os sprinklers uma escolha inteligente para qualquer tipo de propriedade.

Mas não é qualquer sprinkler que vai garantir todos esses benefícios. É fundamental contar com equipamentos que sejam certificados e tenham qualidade de ponta a ponta. Onde achar? Entre em contato agora mesmo com o nosso time comercial e descubra como os sprinklers da Skop podem ajudar o seu projeto!

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×