NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de setembro de 2021 / Por / 0 Comentário

Conheça os benefícios dos sprinklers nacionais

Quais os benefícios em utilizar sprinklers nacionais? Entenda mais, lendo este artigo.

sprinklers nacionais.

Apesar de pouco conhecidos, os chuveiros automáticos ou sprinklers são fabricados no Brasil há cerca de meio século. Veremos também, que as Normas Brasileiras de Certificação já existem há mais de 60 anos!

Para serem comercializados, os sprinklers nacionais precisam seguir uma série de padrões e normas, além de passarem por diversos testes.

Falaremos sobre esse assunto neste artigo, assim como os benefícios desses dispositivos. Continue a leitura e saiba mais sobre os sprinklers nacionais.

Conheça um pouco sobre o mercado de sprinklers nacionais

Antes de falarmos dos benefícios dos sprinklers nacionais, precisamos compartilhar algumas informações do cenário brasileiro. Primeiramente, embora existam Normas Técnicas à altura das internacionais, o Brasil ainda não possui uma legislação específica para a fabricação e uso de chuveiros automáticos. Por isso, é bastante comum encontrarmos instalações com sprinklers sem certificação ― conhecidos como tampões ― ou de procedência duvidosa, que apresentam falhas em seu funcionamento.

Porém, mesmo na ausência dessas leis, o mercado de sprinklers nacionais vem se consolidando ano a ano. E quando afirmamos isso, não falamos apenas sobre compra e venda dos equipamentos, mas nos referimos a todos os participantes dessa cadeia. Desde fornecedores de matéria-prima, fabricantes, projetistas, instaladores, laboratório de ensaio, chegando até os responsáveis pela edificação. Todos são afetados pela falta de legislação.

Assim, o alicerce desse setor são os seguintes pilares, que juntos possuem características para tornar o cenário confiável:

  1. Norma técnica― deve existir uma norma técnica nacional (ABNT), adequada à demanda e grau de amadurecimento do mercado;
  2. Legislação― essencial para direcionar o padrão técnico na venda e instalação;
  3. Organismos Certificadores de Produto (OCP) ― devem contar com capacitação e conhecimento sobre sprinklers, bem como o processo de auditoria e produção;
  4. Laboratórios de ensaio― precisam ser capazes de executar os ensaios previstos na norma técnica. Dada a complexidade técnicas de alguns dos 17 ensaios e a ausência de equipamentos no Brasil, alguns ensaios só são realizados nos EUA ou Europa.

Esses devem ser associados à cadeia produtiva e ao mercado comprador, que deverão ter capacidade de atender o padrão técnico e legislação, além de serem auditados pelo organismo certificador. Sem esse ciclo, a estrutura fica comprometida, podendo resultar, até mesmo, em prejuízos materiais e perda de vida.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Confira as normas técnicas para os sprinklers nacionais

As Normas Técnicas definem parâmetros e referências indispensáveis para o bom desempenho do produto. Aqui no Brasil, as primeiras Normas de Especificações e Métodos de Ensaio de Sprinklers são do ano de 1960: os projetos ABNT/EB 152 e ABNT/MB 267. Elas orientavam as especificações do chuveiro automático, bem como os métodos de ensaios.

Em 1980, foram substituídas pelas Normas Técnicas ABNT NBR 6135: 1980 (especificações) e ABNT NBR 6125: 1980 (Método de ensaio), passando por revisões em 1990 e 1992, e vigorando até novembro de 2015. Naquele ano passou a valer a ABNT NBR 16400, sendo atualizada em 2018 e em vigor desde então.

Neste contexto, temos, ainda, a Norma de Projeto e Instalação que define os parâmetros técnicos para os sistemas de proteção contra incêndio por sprinkler, a ABNT NBR10897, que passou por revisões e acréscimos no ano de 2020.

Veja alguns benefícios dos sprinklers nacionais

Os sprinklers nacionais, que seguem os pilares que citamos acima, são chuveiros automáticos certificados e possuem muitos benefícios. O primeiro que podemos citar é a garantia da procedência e segurança. É fundamental saber de onde vem o produto que ajudará na proteção de vidas e edificações contra o incêndio!

Além da garantia de procedência, o sprinkler nacional possui certificação à altura dos modelos internacionais. Sem a qualidade comprovada pela certificação, eles podem apresentar falhas. Além de tudo isso, ainda possuem preço bem mais em conta que os importados e prazo de entrega menor que fazem toda a diferença!

Toda essa garantia é importante para que tenhamos a certeza de que o sprinkler será ativado no momento certo da necessidade, o que desencadeia as demais ações do sistema de controle e combate a incêndio. Outro ponto importante é que ele garante a distribuição correta de água sobre o foco do incêndio; também, são resistentes ao calor gerado, ou seja, não derretem – coisa que pode acontecer com algum #SprinklerTampão.

No artigo de hoje, você pôde entender mais sobre os sprinklers nacionais, bem como seus benefícios. Acesse regularmente o nosso site para ter acesso a mais notícias sobre esse tema.

 

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×