NOTÍCIAS & EVENTOS

28 de junho de 2022 / Por / 0 Comentário

Por que você deve realizar a manutenção do sistema de sprinklers?

A manutenção do sistema de sprinklers pode salvar vidas e merece toda a atenção. Neste conteúdo, entenda os motivos e como fazer essa checagem.

manutenção do sistema de sprinklers

Em 2021, foram noticiadas 2.301 ocorrências de incêndios estruturais durante todo o ano, segundo o levantamento do Instituto Sprinkler Brasil. Esses números representam um aumento de 85% em relação ao ano anterior, quando o lockdown estava em vigor. Isso tudo deixa claro a necessidade de uma política de combate a incêndios. Para tanto, utilizar chuveiros automáticos tem papel importante na redução emergencial de fogo. Como consequência, a manutenção do sistema de sprinklers manterá os equipamentos em condições de uso e o deixará pronto para reduzir o impacto do acidente.

Dessa forma, é essencial compreender os motivos e como efetuar os reparos. Neste conteúdo, mostraremos os detalhes para conseguir tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Leia também: Sprinkler tem prazo de validade? Orientações sobre instalação, conservação e manutenção.

Conheça 4 motivos para fazer a manutenção do sistema de sprinklers

Como falado anteriormente, a manutenção do sistema de sprinklers é fundamental. Não é somente uma questão de legislação, mas também de segurança para os que estão no espaço em questão. Ter essa noção vai diferenciar sua empresa de outras do mercado. Apresentaremos, a seguir, alguns motivos para colocar em prática a revisão periódica dos chuveiros automáticos.

Garantia de funcionamento

Parece básico ou até desnecessário comentar, mas a manutenção do sistema de sprinklers garante o correto funcionamento do equipamento. Principalmente quando realizado com periodicidade. Até porque é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? E, na prática, significa evitar que um incêndio se alastre e gere perdas irreparáveis.

Cumprimento à NFPA 25

A NFPA 25 é uma norma estrangeira que trata de procedimentos padrões para inspeções de sistemas de combate a incêndios. No Brasil, ela originou o Manual de Inspeção, Teste e Manutenção, que, apesar de não ser uma legislação, se tornou referência na testagem de chuveiros automáticos e outros equipamentos nesse campo. Sabendo que 80% das falhas em sistemas de sprinklers são causadas pela falta de inspeção e testes, ficar atento a essas especificações é vital!

Sendo assim, a Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk) criou o manual citado anteriormente e auxiliou na padronização e segurança na área.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Segurança para a instalação predial

Segundo a ABSpk, um incêndio ganha uma grande potência entre 1 e 4 minutos. Ou seja, a situação pode se tornar crítica rapidamente e a realidade é que não há solução mais rápida que o sprinkler. Então, ao cumprir a revisão constantemente, afirma-se a segurança da estrutura predial. Seja como prevenção, impedindo o acidente de acontecer, ou com a atuação rápida quando o fogo começa. Desse modo, impedindo as chamas de se espalharem e podendo salvar muitas vidas.

Seguridade jurídica

Para as construtoras, esse ponto é bem importante. Como existe a responsabilidade de regularizar o empreendimento, a prevenção a incêndios deve estar no topo das prioridades. Isso porque, além de garantir a segurança dos que utilizarão esse espaço, também evitará processos judiciais que causarão muita dor de cabeça e perdas financeiras.

Entenda como a manutenção deve ser feita

No que se refere à execução da inspeção e manutenção do sistema de sprinklers, temos importantes orientações na Norma de Projeto e Instalação, a ABNT NBR10897:2020, contudo, esteja atento, também, ao Manual de Inspeção, Teste e Manutenção da ABSpk e à Norma NFPA 25. Nele, contém tabelas e checklists com as instruções para aplicar os reparos necessários. Essas devem ser as principais diretrizes a serem seguidas nesse caso. Ainda, consegue-se ter mais detalhes no artigo “NFPA 25: o que você precisa saber sobre a norma”.

Também, vale seguir algumas dicas de ouro. Confira abaixo:

  • Instalação: siga a norma técnica de projeto e instalação, as diretrizes das autoridades locais, os manuais técnicos dos fabricantes e tenha em mãos o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Esteja atento a todos os detalhes, utilize equipamentos adequados e conte com a ajuda de uma pessoa capacitada;
  • Cuidado constante: a inspeção é tão relevante quanto à manutenção, então realize vistorias periódicas, conforme as tabelas de orientação, e fique atento para qualquer alteração. Ademais, lembre-se dos cuidados preventivos.

Se quiser se aprofundar, confira o artigo “Manutenção de sprinklers: 3 dicas para o seu sistema durar mais tempo”. Afinal, quanto mais informação, melhor! Ainda, continue acompanhando nossas notícias para continuar por dentro da manutenção do sistema de sprinklers. Até logo!

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×