NOTÍCIAS & EVENTOS

11 de março de 2022 / Por / 0 Comentário

Por que os sprinklers certificados são a melhor escolha?

Para escolher os sprinklers certificados ideais para a sua obra, é preciso aliar qualidade, preço e entrega no prazo. Leia o texto e saiba mais!

sprinklers certificados

Quanto vale a segurança da sua família, imóvel ou empresa? Na hora de protegê-los, deve-se optar pela qualidade dos produtos que possam reduzir os acidentes. Por isso, para evitar que incêndios se espalhem, é preciso apostar na segurança dos sprinklers certificados. No artigo de hoje, você vai entender por que eles são as melhores escolhas e a razão de evitar os chamados “tampões”. Boa leitura!

Sprinklers certificados: saiba por que são as melhores escolhas

Acidentes com fogo são assustadores e preocupantes. Isso porque eles causam morte, danos à saúde, perda de equipamento e imóveis. Só na indústria houve aumento de 39% nas notificações. Esses riscos podem ser reduzidos com o uso de itens que foram testados pelas autoridades competentes. É por isso que os sprinklers certificados são os mais indicados para prevenir que os incêndios tomem proporções catastróficas.

Existem características que você pode se basear para a escolha do melhor produto. Continue a leitura e saiba quais são!

Entenda o que levar em conta na hora de escolher um sprinkler

Quais os atributos que qualificam um sprinkler como certificado? Para começar, é preciso que ele tenha passado pela bateria de avaliações que comprovam que ele é realmente seguro. As certificações ABNT e ULbr são indispensáveis na fabricação desses sprinklers. Saiba o que elas significam a seguir:

Certificação

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. É um órgão com reconhecimento nacional na área de padronização técnica em diversos setores no país. Ela rege desde a formatação de trabalhos científicos até a sistematização de artefatos como os sprinklers.

Assim, a ABNT 16400 define os métodos de ensaios direcionados ao sprinkler e é a referência nacional para os testes de certificação. De acordo com ela, são feitos 17 tipos de testes para comprovar a qualidade dos chuveiros automáticos.

Já a certificação ULbr é da Underwriters Laboratories, empresa de origem estadunidense que também atua no Brasil na análise de produtos e sua segurança. A ULbr segue os padrões brasileiro de normalização de sprinklers e por isso também adota a ABNT NBR 16400, que, já há alguns anos, está à altura das Normas internacionais.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Preço

Depois de escolher sprinklers certificados, é hora de pensar em valores. Aqui, é possível aliar qualidade com preços baixos. No mercado brasileiro, é possível encontrar produtos de eficácia comprovada com custo de 10% a 20% menores. Procure por empresas com boa reputação que possam oferecer esse abatimento!

Tempo de entrega

Em uma obra, tudo é para ontem. São muitas etapas que exigem que mercadorias e serviços estejam disponíveis na hora que forem instalados. Por isso, é melhor confiar em fornecedores nacionais, visto que encomendas de fora do país podem atrasar ou não chegar em conformidade com o pedido. Esses pequenos detalhes podem retardar todo o andamento de uma construção.

Saiba o que são os sprinklers “tampão”

Existem, no mercado, chuveiros automáticos com valores muito abaixo do normal, o que pode atrair a atenção dos compradores. Contudo, eles não são sprinklers certificados. Com isso, em caso de incêndio, as estruturas podem ficar comprometidas com o mau funcionamento do produto adquirido. É um caso em que o barato pode sair muito caro.

Para que não haja falhas, é essencial encontrar sprinklers que cumpram as exigências mínimas da NBR 10897. Ela fornece as diretrizes para elaboração do projeto e a instalação de sistema de proteção contra incêndios por sprinklers.

Além disso, é essencial levar em conta as certificações mencionadas anteriormente neste artigo. Veja, a seguir, alguns problemas que podem ser causados pelos “tampões”.

  • Entupimento: sem cumprir as normas, produtos inadequados são usados nessas peças. O entupimento das saídas de água atrasa o controle do fogo.
  • Falhas: quando o equipamento é acionado fora de hora ou demora para liberar a água no momento em que a temperatura está acima do permitido.
  • Derretimento: ao utilizar produtos de baixa qualidade, os sprinklers sem certificação podem derreter em contato com o fogo.

Por isso, é importante dizer não ao sprinkler “tampão”. Infelizmente, eles ainda ocupam cerca de 25% do mercado brasileiro. Ou seja, 1 em cada 4 produtos vendidos são de procedência duvidosa.

É importante ser responsável em todas as etapas da compra de produtos para uma construção. Com os chuveiros automáticos não seria diferente. Escolha sempre os sprinklers certificados e tenha fornecedores confiáveis. Atualmente, a compra on-line traz vários benefícios, como economia e praticidade. Mas é preciso ter atenção a alguns detalhes. Leia o nosso artigo e saiba o que observar na hora da aquisição!

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×