Quando se fala na segurança dos mais diferentes ambientes — dos incêndios residenciais até mesmo a segurança em espaços públicos —, um elemento tem destaque nesse cálculo: os sprinklers. Mas para reforçar a utilização adequada dos equipamentos, a ABSpk divulgou uma carta ao público sobre o tema.
O que acha, então, de conferir quais foram os principais destaques desse conteúdo? Continue a leitura para entender melhor o posicionamento da ABSpk!
Combate à aquisição de sprinklers irregulares
O principal fator levantado pela carta da Associação Brasileira de Sprinklers é a necessidade de informar e orientar melhor o público sobre algumas práticas comerciais que acabam induzindo os consumidores a comprarem sprinklers irregulares, o que pode comprometer todo um sistema.
A ABSpk reforça que, apesar de não existir a obrigatoriedade de certificação compulsória para diversos equipamentos de segurança contra incêndios, a legislação brasileira tem uma série de referências aos cuidados e boas práticas — nacionais e internacionais — que devem ser seguidos.
O objetivo da carta, portanto, é alertar o público sobre a necessidade de adquirir sprinklers em seus projetos e instalações que tenham certificados. Mais do que isso, que tenham certificação de entidades reconhecidas no mercado, como FM Approvals, UL – Underwrite Laboratories ou ABNT Certificadora.
Os principais erros cometidos com o uso de sprinklers
A carta da ABSpk também destaca quais são os tipos de sprinklers que estão sendo importados para o Brasil e como essas condições podem acabar colocando em risco vidas humanas e resultando em perdas patrimoniais também.
De acordo com o documento, existem evidências de certas práticas comerciais no país que trazem para os consumidores brasileiros os produtos nas seguintes condições:
- Sprinklers sem nenhum tipo de certificação;
- Sprinklers suspeitos de falsificação com estampa de marcas de fabricantes certificados e renomados;
- Práticas comerciais desleais onde o cliente solicita cotação de sprinklers certificados, porém os lotes a serem entregues contém um percentual de sprinklers não certificados ou falsificados, tornando o preço médio do produto mais atrativo ao comprador;
- Fornecimento de sprinklers de “resposta padrão” para áreas classificadas como “risco leve”, onde a obrigatoriedade normativa é de sprinklers de “resposta rápida”.
A importância dos sprinklers de qualidade
Outro ponto importante que foi levantado na carta da ABSpk foi o reforço da relevância de adquirir sprinklers de qualidade. Para começar, a eficácia desse tipo de equipamento na supressão e controle de incêndios só pode ser exigida quando os sprinklers têm sua qualidade comprovada.
Além da certificação, isso ocorre também quando as manutenções preventivas acontecem de maneira periódica. Afinal, a ABSpk também destaca, que essa eficácia não será a mesma se, por exemplo, os materiais empregados no equipamento ou o processo de fabricação não seja certificado também.
A associação reforça que todas essas certificações são essenciais para validar a qualidade do produto. E, mais importante, destaca que elas acontecem a partir de uma série de ensaios, testes e processos inspecionados para assegurar as melhores condições possíveis de cada sprinkler.
O posicionamento da Skop
Diante do posicionamento da ABSpk, a Skop segue colocando em prática o seu compromisso: comercializar sprinklers certificados. Mais do que isso, divulgar as informações necessárias para que todos entendam mais sobre a importância desse assunto para a segurança de todos.
Não à toa, todos os nossos produtos são certificados pelas principais instituições internacionais responsáveis e todas as nossas comunicações são focadas em educar e ajudar o mercado e os clientes a entenderem mais sobre a importância de contarem com sprinklers certificados e de qualidade.
Todos esses cuidados reforçam a importância de boas práticas na hora do desenvolvimento de qualquer projeto. São ações simples, desde a manutenção até a instalação correta dos equipamentos, que garante a maior eficiência dos sistemas de segurança, protegendo vidas humanas.
Quer conferir o conteúdo completo da carta aberta ao público da ABSpk? Acesse o link agora mesmo!