NOTÍCIAS & EVENTOS

18 de janeiro de 2018 / Por / 0 Comentário

O sprinkler combate o incêndio em poucos segundos. Não há outra solução tão rápida

Quer saber porquê o sprinkler consegue combater o incêndio em poucos minutos sem causar grandes danos?

O sprinkler combate o incêndio em poucos segundos. Não há outra solução tão rápida

Quatro minutos são capazes de destruir um ambiente por completo. Exatamente. Segundo a Associação Brasileira de Sprinklers, incêndios em edificações ganham enorme potência entre um e quatro minutos e se transformam em um trabalho arriscado para o Corpo de Bombeiros.

Em um ensaio Side-by-Side sobre atuação de sprinklers feito pela ABSpk no Rio de Janeiro, é possível ver claramente a ação dos chuveiros automáticos antes da chegada dos profissionais.

Impressionante, não é mesmo? Além de os chuveiros automáticos efetuarem ação rápida sobre o fogo, é possível perceber o quanto as labaredas são capazes de destruir um ambiente como um escritório, por exemplo.

Além de reter o fogo a uma pequena área e com baixa potência até que os bombeiros consigam entrar em ação, o sprinkler é essencial também para manter a temperatura e as concentrações de oxigênio e de gases tóxicos em níveis suportáveis para que os ocupantes possam evacuar o ambiente. Outra vantagem é que essa solução permanece disponível durante as 24 horas por dia, inclusive em áreas inacessíveis e de difícil acesso.

Mais vantagens de instalar um sistema de chuveiros automáticos

  • O sistema age instantaneamente assim que detecta o calor do ambiente
  • Além da água, um alarme sonoro é acionado para avisar aos ocupantes da edificação
  • Evita perda de patrimônio e protege os seres humanos de acidentes mais graves

Chuveiros automáticos precisam de certificação

A proteção não estará 100% garantida se a decisão de instalar sprinklers sem certificação for a escolhida. Isso porque chuveiros automáticos certificados passam por uma série de testes que permitem que eles saiam da loja prontos para o uso em qualquer que seja o ambiente escolhido.

As principais certificações de sprinkler existentes são os órgãos fiscalizadores do Brasil: ABNT e ULBR. Nos Estados Unidos e na maioria dos países, as principais certificadoras são FM Aproved e ULListed.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Quanto mais proteção, melhor! Atenção aos pequenos detalhes faz toda a diferença.

Para saber tudo sobre sprinklers, baixe o Guia Essencial do Sprinkler.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×