NOTÍCIAS & EVENTOS

3 de dezembro de 2021 / Por / 0 Comentário

Segurança no home office: boas práticas para evitar incêndios por sobrecarga em circuitos elétricos

Há algumas boas práticas para evitar incêndios por sobrecarga em circuitos elétricos que devem ser adotadas, principalmente se você aderiu ao home office. Confira!

Segurança no home office

Pouco se fala sobre os riscos de acidente com fogo em casa. Talvez, isso ocorra pelo fato de que não há legislação que obrigue esses locais a terem equipamentos de prevenção contra esse tipo de incidente. Porém, nunca se precisou falar tanto sobre isso como agora. Desde que iniciou a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que aderir ao home office e, com isso, houve uma maior sobrecarga de energia nas casas. Então, é extremamente necessário compartilhar boas práticas para evitar incêndios pelo tipo de causa citado.

Por isso, continue a ler este artigo e saiba, além da sobrecarga da rede elétrica, quais outros riscos que as residências possuem. Também, na sequência, mostraremos 6 boas práticas para evitar incêndios, tais como:

  1. atenção ao tempo de uso de eletrônicos;
  2. cuidado com os adaptadores;
  3. fique de olho na voltagem;
  4. realize verificações periódicas;
  5. disponha de equipamentos de proteção contra incêndio;
  6. tenha à disposição os telefones de emergência.

Boa leitura!

A importância de boas práticas para evitar incêndio em casa

2020 foi um ano marcado pela crise sanitária gerada pelo novo Coronavírus. E isso afetou todos os setores do mercado, fazendo com que muitas empresas adotassem o regime de trabalho à distância. Com mais pessoas em home office, maiores as chances de acidentes com fogo acontecerem.

Caso esteja se perguntando o que essa mudança tem a ver com os riscos de incêndio, saiba que tudo! Isso porque na maioria das vezes, esse tipo de acidente é causado pela sobrecarga em circuitos elétricos. Tanto que, conforme o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica – 2021, em 2020, o Brasil registrou 583 incêndios originados decorrentes do excesso de carga ligada de energia e curto-circuito. Do montante, 309 ocorreram em casas ou apartamentos residenciais. Ainda, é importante destacar que 344 desses acidentes foram por causa da elétrica interna.

Além dos exemplos mostrados acima, esses acidentes ocorrem, também, pela permanência de equipamentos eletrônicos ligados, por longos períodos, em locais sem ventilação. Ainda, o uso de benjamins ― conhecidos como “Tês” ― ligando vários dispositivos ao mesmo tempo e a uma única tomada. Assim, é muito importante adotar boas práticas para evitar incêndios em residências.

Por isso, compartilharemos algumas ações que você pode aplicar no seu dia a dia. Porém, antes disso, é necessário dizer que as sobrecargas nas redes elétricas não são os únicos riscos de acidente com fogo em casa. A seguir, separamos mais alguns pontos de atenção. Confira!

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Situações que merecem atenção em casa

É fundamental ter atenção a objetos como isqueiros, velas e fogões, principalmente se há crianças em casa. Sem supervisão, elas podem utilizar essas ferramentas em suas brincadeiras e, sem querer, iniciar um incêndio. Outro item que é preciso ter atenção são as panelas. Muitos acidentes com fogo se iniciam porque alguém as esquece no fogão. O cuidado deve ser redobrado com as que possuem óleo quente, pois queimam rapidamente, provocando labaredas.

É necessário, também, se atentar ao uso do álcool 70%, uma substância inflamável e que pode resultar em incidentes. Além de produtos químicos que temos guardados em nossas residências. Tenha cuidado com todos e armazene-os em locais seguros e longe das crianças.

6 boas práticas para evitar incêndio por sobrecarga em circuitos elétricos

Para ajudá-lo a ter mais cuidado em sua residência, separamos 6 boas práticas para evitar incêndio por sobrecarga em circuitos elétricos. Especialmente se você é uma das tantas pessoas que adotaram o home office, afinal, com essa mudança, a rede da sua residência está sendo mais usada que antes. Confira nossas dicas e comece a praticá-las hoje mesmo!

1. Atenção ao tempo de uso de eletrônicos

Nada de deixar celulares, notebooks e computadores por longos períodos ligados à tomada. Essa ação pode gerar aumento no risco de ocorrência de incêndio. Também, evite deixar esses dispositivos carregando enquanto você dorme.

2. Cuidado com os adaptadores

Apesar de serem desenvolvidos para facilitar a rotina, os adaptadores (benjamins), muitas vezes, recebem mais de um equipamento. Isso sobrecarrega a rede elétrica e pode procurar um curto-circuito. Por isso, nada de ligar diversos aparelhos em “Tês”. Quando você precisar conectar mais de um dispositivo, prefira o filtro de linha (régua) que possua proteção contra sobrecarga.

3. Fique de olho na voltagem

Não utilize aparelhos de 20A ― plugs mais grossos ― em tomadas de 10A, nem mesmo com adaptadores. Esse tipo de tomada, possui abertura menor já para evitar esse tipo de situação.

4. Realize verificações periódicas

Tenha como hábito fazer verificações regulares das condições do sistema elétrico da sua casa. Claro que esse trabalho deve ser realizado por profissionais especializados, para analisarem se fios, disjuntores e demais componentes estão em boas condições de uso, bem como avaliar as condições de aperto das conexões de tomadas e quadros elétricos.

5. Disponha de equipamentos de proteção contra incêndio

Apesar de não haver uma legislação que obrigue o uso desses equipamentos, é sempre muito prudente contar com, pelo menos, extintores. Os detectores de fumaça e alarmes também já são mais comuns em residências. Se você quiser ter mais segurança, aposte na utilização de sprinklers.

6. Tenha à disposição os telefones de emergência

Deixe anotado em locais de fácil visualização e, também, salve no seu celular os números de emergência. 193 ― Bombeiro Militar e 192 ― Samu.

Essas são apenas algumas boas práticas para evitar incêndios por sobrecarga em circuitos elétricos. Se você quiser saber mais, leia o artigo Como realizar uma boa proteção residencial contra incêndio. E continue acompanhando nosso site e redes sociais para se manter informado.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×