NOTÍCIAS & EVENTOS

6 de agosto de 2019 / Por / One Comment

Como funcionam os detectores de fumaça?

Detectores de fumaça são uma daquelas invenções surpreendentes que, apesar de baratas, possuem um papel importantíssimo no seu projeto de proteção contra incêndio.

Como funcionam os detectores de fumaca

Detectores de fumaça são uma daquelas invenções surpreendentes que, apesar de baratas, possuem um papel importantíssimo no seu projeto de proteção contra incêndio.

Um detector de fumaça simples pode custar apenas R$ 30. E, embora custem muito pouco, os detectores de fumaça salvam milhares de vidas todos os anos. De fato, a instalação dos detectores de fumaça deve obedecer à Norma Brasileira de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio, a ABNT NBR 17240.

Todos os detectores de fumaça consistem em duas partes básicas: um sensor para detectar a fumaça e um alarme sonoro eletrônico para alertar as pessoas. Este alarme pode ser no próprio detector, nos casos mais simples, ou através de sistema mais complexo que utiliza uma central de detecção de incêndio. Normalmente grandes prédios comerciais, hospitais, shoppings centers, entre outros, utilizam um painel de detecção de incêndio interligado aos vários detectores espalhados pela edificação.

Neste artigo, examinaremos os dois tipos mais comuns de detectores de incêndio usados atualmente: detectores fotoelétricos e detectores térmicos (fixos ou termovelocimétricos), e como eles funcionam! Acompanhe conosco:

Detectores de calor: os alarmes de fumaça originais

A forma mais antiga de dispositivo de detecção de incêndio é um detector de calor. Ele possui um elemento de detecção dentro do dispositivo que é ativado quando o ambiente atinge uma temperatura pré-determinada ou ocorre um aumento extremo na temperatura, o que pode caracterizar a presença de fogo.

Os detectores de calor são indicados em situações onde o espaço for pequeno e confinado e exista a possibilidade de geração de fumaça em função do funcionamento de equipamentos, como sala de geradores e casa de máquinas. Outro local onde se indica a instalação de detectores de temperatura é em estacionamento, onde a fumaça da descarga dos carros poderia gerar falsos alarmes de incêndio, caso fossem utilizados os detectores de fumaça.

>>Veja mais: A importância do sistemas de detecção de incêndio.

Como funcionam os detectores de fumaça?

No caso de detecção de fumaça, o detector foto elétrico é um dos mais utilizados. Veja a seguir, de forma simples, como ele funciona.

Ocasionalmente, você entrará em uma loja e um alarme sonoro será acionado quando você cruzar a porta. Se você observar, muitas vezes você notará que um detector de feixe de foto está sendo usado. Perto da porta de um lado da loja há uma luz (uma luz branca e uma lente ou um laser de baixa potência), e do outro lado está um fotodetector que pode “ver” a luz.

Quando você atravessa o feixe de luz, bloqueia-o. O fotodetector detecta a falta de luz e dispara um alarme sonoro. Você pode imaginar como esse mesmo tipo de princípio poderia atuar em um detector de fumaça.

Os detectores de fumaça fotoelétricos, portanto, usam a luz de maneira diferente. Dentro do detector de fumaça há uma luz e um sensor, mas eles estão posicionados em ângulos de 90 graus um do outro.

Em uma situação normal, a luz da fonte de luz a dispara diretamente e não atinge o sensor. Quando a fumaça entra na câmara, no entanto, as partículas de fumaça dispersam a luz e alguma quantidade dela atinge o sensor, que então dispara o alarme no detector de fumaça.

Há ambientes que exigem maior cuidado e necessitam de detectores mais complexos, os chamados multicritérios. Esses detectores vão sentir a presença de calor extremo, fumaça e monóxido de carbono, mais rápido e de forma mais segura do que um detector,unicamente, de calor.

Seja qual for sua escolha, possuir detectores de incêndio em perfeito estado de funcionamento é essencial para garantir a segurança das pessoas no local.

Gostou de aprender como funcionam alguns tipos de detectores de incêndio? Comente abaixo e nos conte o que achou do nosso post!

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

1 Comentário

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: