Entre os muitos temas desenvolvidos nos artigos postados em nosso site, já tivemos a oportunidade de falar sobre sistemas de pré-ação e o sistema de VGA. Neste artigo falaremos sobre os sistemas de dilúvio: o que são? Para quê servem? Entre outras coisas. Vamos lá?
Conforme a definição apresentada pela Engª Mariele Guimarães, o sistema de dilúvio
O QUE É?
“Consiste de uma rede cujos ramais possuem chuveiros abertos instalados, ou seja, não possuem elementos termos-sensíveis. É acrescido de um sistema de detecção de incêndio, na mesma área de proteção e interligado a uma válvula, denominada válvula-dilúvio […], instalada na entrada da rede de tubulação, a qual…
COMO FUNCIONA?
…entra em operação quando da atuação de qualquer detector, motivado pelo princípio de incêndio ou mesmo pela ação manual de um controle remoto. Após a abertura da válvula-dilúvio, a água entra na rede e é descarregada por todos os chuveiros abertos. Nesse instante, de forma automática e simultânea, soa um alarme de incêndio.
QUAL A APLICAÇÃO MAIS COMUM?
Este tipo de sistema adéqua a locais com elevada carga de incêndio e risco da sua rápida propagação, onde seja necessário aplicar água na totalidade da zona coberta e não, como nos outros sistemas, apenas numa área limitada aos sprinklers ativados pela zona do incêndio. É comum encontrarmos este tipo de sistema em proteção de tanques com líquidos ou gases inflamáveis. Em uma situação de incêndio, deve-se ter água não só para combater o mesmo como também para resfriar o entorno.” (GUIMARÃES, 2017.p 25)
Além da proteção mais comum de tanques de armazenamento de “líquidos ou gases inflamáveis”, também é possível aplicar os sistemas de dilúvio na proteção de ocupações como túneis, hangares entre outros. Também vale complementar que, além da ativação através de detectores de fumaça e solenóides, existem, ao menos, outras duas formas de ativação do sistema: piloto molhado e piloto seco, assim como a ativação manual em conjunto com todas essas outras formas de ativação.
Atualmente existem duas tecnologias aplicadas em válvulas de dilúvio: portinhola e diafragma. Segue uma breve explicação sobre as características físicas e o princípio de funcionamento dessas duas tecnologias;
Portinhola – “Quando a câmara lateral da Válvula de Dilúvio […] é pressurizada, a pressão do suprimento de água atua no conjunto do pistão e da haste e simultaneamente na parte inferior da válvula. A força resultante da pressão do suprimento de água que atua no pistão/haste é multiplicada pela vantagem mecânica da alavanca e é mais do que suficiente para manter a válvula fechada contra oscilações normais da pressão do suprimento de água.
Figura 1 – Válvula de dilúvio com portinhola Figura 2 – Válvula de dilúvio com portinhola nas posições aberta, fechada e bloqueada
Fonte: Reliable, bolletin 519 Fonte: Reliable, bolletin 518 (adaptado)
Diafragma – “O diafragma da válvula é vedado contra uma sede usinada no corpo da válvula. A pressão da água na câmara entre o diafragma e a tampa pressiona o diafragma contra a sede para impedir o fluxo de água através da válvula. A liberação da pressão da água da câmara permite que o diafragma se deforme para longe da sede, permitindo que a água flua através da válvula.” (RELIABLE – Bulletin 550, 2020)
Figura 3 – Válvula de dilúvio com diafragma Figura 4 – Ilustração da operação de válvula com diafragma
Figura 4.1 – Ilustração da operação de válvula com diafragma
Figura 5 – Válvula com diafragma na posição aberta Figura 6 – Válvula com diafragma na posição fechada
Fonte: Bermad Fonte: Bermad
Linha piloto molhada – Bicos pilotos fechados (também chamados de bico detectores) de linha piloto são instalados em toda a área protegida em tubulações de pequeno diâmetro que contém água sob pressão. A linha piloto molhada é uma extensão do sistema de ativação da válvula de dilúvio modelo DDX. Após a ativação de um aspersor da linha piloto ou um detector da linha piloto, a pressão é liberada da linha piloto e, portanto, da câmara do pistão/haste. A válvula de dilúvio modelo DDX abrirá e fornecerá água para os sprinklers abertos, projetando água sobre a área protegida.
Linha piloto seca – Onde existe a possibilidade de congelamento da água dentro da tubulação, uma linha piloto seca pode ser usada. Detectores de linha piloto são instalados em toda a área protegida em tubulações de pequeno diâmetro que contém ar ou nitrogênio pressurizado. Um atuador de piloto seco Modelo LP é instalado na saída da câmara de pistão/haste da válvula de dilúvio modelo DDX. Este dispositivo fornece uma separação entre a câmara pressurizada hidraulicamente e a linha piloto pressurizada pneumaticamente. Após a ativação de um sprinkler detector da linha piloto, a pressão pneumática é liberada da tubulação, permitindo que o atuador do piloto seco ventile e libere a pressão hidráulica da câmara de pistão/haste da válvula de dilúvio modelo DDX. Isso permite que a válvula de dilúvio modelo DDX abra e forneça água para os aspersores, nozzles ou outros dispositivos de descarga conectados à tubulação do sistema na área protegida.
Ativação elétrica – Esse sistema de ativação é indicado onde se deseja a atuação do sistema por meio de detecção de fumaça e a liberação da válvula por meio de solenóide certificados. A válvula solenóide no compensador de atuação elétrica DDX mantém a pressão hidráulica na câmara do pistão/haste. Após o recebimento de um sinal do sistema de detecção de fumaça elétrico, um painel de controle de liberação energiza a válvula solenóide. A pressão é liberada da câmara do pistão/haste, permitindo que a válvula de dilúvio do modelo DDX abra e forneça água aos sprinklers, nozzles ou outros dispositivos de descarga conectados à tubulação do sistema na área protegida.
Figura 7 – Exemplo meramente ilustrativo de sistemas com ativação por linha piloto
Para especificar adequadamente uma válvula de dilúvio, é necessário definir as seguintes informações:
Figura 8 – Equipamentos opcionais
Fonte: Arquivo Skop
NOTAS:
A Norma Técnica para Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos — Requisitos – a ABNT10897:2020, traz em seu conteúdo as seguintes citações relacionadas aos sistemas de dilúvio:
As válvulas de dilúvio, sejam elas com portinhola ou diafragma, possuem certa versatilidade e, por isso, alguns fabricantes também as aplicam em sistemas de pré-ação de ativação simples ou dupla. Para isto, é necessário, apenas, a utilização de um TRIM (conjunto de dispositivos e conexões) específico para esta aplicação em substituição ao TRIM específico de dilúvio.
É fato que os sistemas de dilúvio possuem extrema importância na prevenção contra incêndios em situações específicas. Outra questão é que com o advento das novas tecnologias, especialmente a que utiliza os diafragmas como obturadores internos, trouxe mais flexibilidade para a aplicação destes sistemas tornando-os mais intuitivos na operação e otimizados na manutenção.
Vale ressaltar que as informações, aqui citadas, possuem caráter informativo, constituem apenas um breve apanhado e não esgotam o assunto relacionado às Válvulas e Sistemas de Dilúvio. Para além disto, faz-se necessária a consulta das Normas em vigência, bem como as instruções técnicas dos Corpos de Bombeiros Militares Estaduais (CBME) e demais orientações pertinentes.