NOTÍCIAS & EVENTOS

4 de março de 2021 / Por / 0 Comentário

Normas para sistema de sprinklers: entenda as principais alterações na ABNT NBR10897:2020

A norma para sistema de sprinklers, NBR 10897:2020, foi atualizada e suas mudanças são bastante significativas. Leia este artigo e confira as 3 mais importantes.

normas-no-sistema-de-sprinklers

Existem algumas normas para sistema de sprinklers que devem ser seguidas à risca. Afinal, elas são elaboradas por meio de estudos, testes e sempre priorizando a segurança das edificações. Mesmo que cada estado brasileiro possua uma regulamentação criada pelo Corpo de Bombeiros, existem algumas determinações que valem em todo o território do país. É o caso da ABNT NBR 10897:2020, que normalmente compõe as referências normativas dos documentos emitidos pelos corpos de bombeiros 

A norma caracteriza os requisitos para projeto e instalação de sistemas de proteção contra incêndios por chuveiros automáticos. Inclui, também, as particularidades dos materiais e acessórios utilizados na implantação dos dispositivos.  

Em 2020, ela sofreu algumas alterações. Portanto, neste artigo, iremos compartilhar as suas principais mudanças. Continue a leitura e saiba mais! 

Por que a NBR 10897:2020 mudou? 

Antes de trazer as principais modificações da norma para sistema de sprinklers, é importante dizer o motivo dela ter mudado. Basicamente, é porque alguns critérios utilizados na revisão de 2014 ainda eram baseados em regulamentos e equipamentos da década de 70 e 90.  

Ou seja, muita coisa sofreu modificação. Com o passar do tempo e a inovação aplicada ao setor, as obrigatoriedades, também, precisaram ser revisadas e adequadas à atualidade. É válido mencionar que, mesmo sendo uma especificação brasileira, essa norma para sistema de sprinklers se baseia em critérios mundiais, como as da NFPA 13 e da FM Global. 

Visto isso, chegou a hora de conhecer as 3 mudanças mais relevantes na ABNT NBR 10897:2020. Confira! 

Conheça 3 alterações da NBR 10897:2020 

A norma citada foi revista e alterada no ano de 2020. Ela teve diversas pequenas mudanças, como a eliminação de pintura vermelha em tubos de CPVC. Porém, há 3 modificações que são de maior destaque e que devem ser consideradas no seu projeto. Conheça quais são, na sequência. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

1. Regulamentação para sistemas de risco leve em tetos altos

Essa é uma alteração bastante significativa visto que, antes, não havia uma regulamentação para esse tipo de instalação. Em 2020, a NBR 10897 passou a exigir alguns requisitos quanto à aplicação de sistemas de sprinklers em edificações de risco leve, ordinário e extraordinário para tetos altos.  

Praticamente, critérios hidráulicos não se modificam. Mas há pequenos ajustes para esse tipo de teto e uma correção de fator k ― coeficiente de descarga. É importante mencionar que essa modificação não existe na NFPA 13, mas, sim, nas recomendações da FM Global. 

Essa mudança foi muito bem vista por profissionais da área, tanto que os bombeiros já questionavam a regra por não ter essa regulamentação. Talvez, essa seja a alteração mais significante na norma para sistema de sprinklers. 

2. Eliminação do anexo de bombas

Outra variação da NBR 10897 é a eliminação do anexo de bombas. Essa parte era baseada na NFPA da década de 80, ou seja, os critérios em equipamentos, materiais preventivos e requisitos de painéis estavam defasados.  

Por isso, também, a ABNT optou em criar uma norma específica para as bombas ―  NBR 16704. Essa, estabelece as exigências mínimas para instalação de bombas estacionárias nos sistemas de proteção contra incêndios. Sempre que preciso, agora, é a essa que você deverá recorrer. 

3. Mudança no Anexo C

A terceira mudança que consideramos importante é no Anexo C ― Inspeção rotineira e manutenção dos sistemas de chuveiros automáticos. Antes, ele era informativo. Porém, como passou por uma grande revisão, agora, é normativo. Ou seja, são critérios que precisam ser seguidos. 

Essas são as 3 mudanças mais significativas e com maior impacto que a norma para sistema de sprinkler apresentou. Você pode conferir na íntegra, acessando este link. 

Levá-las em consideração é muito importante para garantir a segurança dos seus projetos. Outra coisa importante é contar com chuveiros automáticos certificados. Se você quer saber o que observar na hora de comprar o seu dispositivo pela internet, confira este artigo e assista este vídeo. 

Continue acessando nosso site e mantenha-se atualizado sobre sprinklers e sistemas de prevenção de incêndios. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário! 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×