NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de janeiro de 2016 / Por / 0 Comentário

A importância de Sprinklers certificados

Um sprinkler certificado é a garantia de que ele foi testado e aprovado para aquele fim, e que é produzido sob um mesmo padrão de qualidade.

A importância de Sprinklers certificados

Quando lidamos com a proteção de vidas e patrimônios, todo cuidado é pouco. A parábola do “Joio e do Trigo” está no inconsciente coletivo, porém, muita gente deixa isso de lado – de forma consciente – quando o assunto é a instalação de sistema de sprinklers. Produtos demasiadamente baratos, jamais serão sinônimo de qualidade. É o famoso “me engana, que eu gosto…”.

A certificação de produto é a garantia de que ele foi testado e aprovado para aquele fim, e que é produzido sob um mesmo padrão de qualidade. Um sprinkler certificado é como “o trigo”, e todo o restante é “o joio”.

Brasileiros são mais cautelosos com a prevenção de incêndios

Uma recente pesquisa feita pela Global Zurich PMEs afirma que os empresários do Brasil apresentam três vezes mais preocupação com incêndios do que a média mundial. Nessa pesquisa, foram avaliadas as opiniões de três mil empresas de pequeno e médio porte em 15 países. A Zurich é uma seguradora que atua em mais de 170 países e é referência global em Engenharia de Riscos (Risk Engineering).

O significado dessa pesquisa é de que o brasileiro tem mais preocupações quanto às plantas brasileiras, que se fossem bem protegidas, não despertariam tanta preocupação nos empresários brasileiros.

Skop: marca líder em sprinklers certificados no país

Desde 1982, a SKOP é pioneira na certificação de sprinklers no Brasil, através da Divisão de Certificações da ABNT. Objetivando atender projetos cada vez mais qualificados e exigentes, em 2012 conquistou a 1ª certificação FM APPROVED da América Latina em sua Linha JCR, motivo de orgulho a todos os brasileiros, pois se trata de um produto “Made in Brazil”. Em 2014, a SKOP passou a agregar em suas linhas de sprinkler a Certificação ULBR.

O conceito de qualidade está no DNA da SKOP, que desde 2002 detém a Certificação ISO 9001, o que garante conformidade em sua linha de produção e, por consequência, qualidade e confiabilidade nos produtos que fornece ao mercado especializado.

Entendendo a certificação de conformidade de sprinklers

No Brasil, a certificação de sprinklers é voluntária e adotada por fabricantes que desejam ter um diferencial importante sobre produtos comuns. No jargão técnico, um sprinkler certificado é um ‘produto conforme’. A Certificação de Conformidade de Produto atesta que o ele atende aos requisitos de uma determinada Norma Técnica, e que é periodicamente testado e aprovado em ensaios laboratoriais.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Contudo, não basta ter um lote de produtos em conformidade com as Normas Técnicas. É preciso que todos os produtos produzidos estejam conformes e a única forma de garantir esse quesito é certificando a produção através da ISO9001. Certificadoras sérias exigem testes laboratoriais atrelados à Certificação ISO9001 da Produção. Portanto, fiquei atento.

JCR: sprinkler brasileiro com padrão internacional

Reconhecida no mundo todo, a Certificação FM APPROVED é sinônimo de qualidade inquestionável e digna de uma elite de produtos de incêndio, oriundos de fabricantes altamente comprometidos com a qualidade e performance. A SKOP é a única fabricante de sprinklers da América Latina a ter conquistado – desde 2012 – a certificação FM APPROVED na sua Linha JCR, sigla que homenageia seu fundador, o Eng. Jayme Chepsel Roter.

Se precisar, seu sistema de sprinklers irá funcionar?

Parece óbvio, mas, como qualquer outro sistema de uma edificação, o sistema de sprinklers precisa estar operante e funcional, pois, em última instância, poderá salvar vidas… Contudo, por se tratar de um sistema inerte – que só será usado numa emergência, muitas vezes é “esquecido” por anos seguidos, sem qualquer tipo de manutenção. Além da qualidade dos produtos que compõem o sistema – incluindo os sprinklers certificados, é fundamental executar a manutenção preventiva periódica no sistema, conforme as normas vigentes.

Saiba mais sobre a Skop

Entre em contato com a SKOP para saber mais informações sobre os modelos disponíveis de sprinklers: www.skop.com.br

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×