NOTÍCIAS & EVENTOS

23 de novembro de 2020 / Por / 0 Comentário

Alarme de incêndio: esse sistema funciona?

Quando o assunto é prevenção e combate a acidentes com fogo, contar com um sistema de alarme de incêndio é indispensável. Para saber mais, leia este artigo.

Alarme de incêndio: esse sistema funciona?

Algo que causa bastante preocupação são os acidentes com fogo. Afinal, quando não são controlados a tempo, diversas consequências negativas podem ocorrer. Por isso, há um investimento constante em tecnologias que combatam e previnam essas ocorrências. Entre eles, podemos citar como equipamentos de combateextintores, sistemas de sprinklers e, claroo sistema de detecção e alarme de incêndio, também conhecido pela sigla SDAI. 

Todas as soluções são muito importantes para garantir a segurança e integridade dos empreendimentos. Também, para assegurar o bem-estar das pessoas que estiverem no local em que esse tipo de sinistro acontece. E o sistema de alarme de incêndio atua prevenindo que essas situações fiquem mais graves. 

Então, neste artigo, você saberá como esses dispositivos funcionam. Também, conhecerá um pouco mais sobre sua efetividade na prevenção às chamas. Leia e saiba mais! 

Como funciona o sistema de alarme de incêndio 

O sistema de detecção e alarme de incêndio, como mencionamos, atua na prevenção a esses acidentes. Eles são compostos por vários dispositivos que cobrem uma determinada área, indicando em qual local está acontecendo o incidente, quando acionados. Ao entrar em funcionamento, é porque o local onde estão instalados está em perigo. Assim informam à central em qual ambiente está a ameaça, garantindo rapidez na contenção e evacuação dos ambientes. 

São projetados, por profissionais, que analisam o local onde atuará. E para que funcionem com eficiência, é necessário seguir as recomendações do Corpo de Bombeiros de cada estado, além de normas como a NBR 17240, da ABNT. Ela indica que esse sistema seja composto por alguns itens que, juntos, detectam e sinalizam a fumaça e/ou as chamas. Na sequência, você confere quais os equipamentos exigidos pela norma. 

  • Acionador manual: é o dispositivo vermelho, instalado em pontos estratégicos para assegurar a segurança em edificações. É ligado à central de alarme e possui um botão, parecido com um interruptor que indica a localização do fogo, quando acionado. 
  • Central de alarme: é o aparelho que integra todos os outros componentes. Ele recebe e envia os sinais, de alerta e acionamento, aos outros componentes do sistema. 
  • Detector de temperatura, fumaça entre outros: São constituídos por sensores específicos e circuitos eletrônicos que proporcionam a identificação e a transmissão da informação para a ativação do alarme. 

Sirene: aparelho que recebe sinal da central de detecção e alarme e lança emite os sinais sonoros e visuais. 

Tipos de sistema de alarme de incêndio 

Em geral, há duas classes de sistema de detecção e alarme de incêndio. A escolha de qual utilizar deve levar em conta o volume do investimento disponível, a complexidade desejada, e isso inclui integração com outros sistemas, entre outros fatores.  

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Conheça, agora, os dois tipos de conjunto de dispositivos de alarme de incêndio, assim como as vantagens de cada um. 

Sistema de alarme de incêndio convencional 

É o mais simples de ser instalado. Seu funcionamento se baseia no acionamento manual e detectores, dispostos em laços com dispositivos não endereçáveis, sendo que é composto também por uma central cabeada com todos os componentes do sistema.  botões de alarme de incêndio. 

layout desse sistema consiste em ter acionadores manuais de fácil acesso e detectores, em pontos estratégicos, conforme requisitos normativos. Existem cabos de interligação com a central e nela existe um painel customizado conforme com cada lugar. Esse painel, pode conter diversos LEDs indicadores de cada tipo de ocorrência, podendo, em alguns casos, ser personalizado com o nome de cada ambiente. Também, pode ser criado um mapa de cobertura dos ambientes monitorados. 

Esse sistema tem como vantagens alguns fatores, tais como: 

  • funcional para locais onde não há tanta precisão de localização; 
  • conformidade com a NBR 17240; 
  • menor custo. 

Sistema de alarme de incêndio endereçável 

É mais aprimorado, possuindo mais precisão e capacidade de funcionamento e trabalho, o que o torna mais interessante para o aceito no mercado. São cabeados a partir do painel e podem unir diversos dispositivos de acionamentos, acionadores manuais, módulos de entrada e saída e demais equipamentos do sistema. 

Também conta com uma confirmação de dados lógicos – conhecidos como loops. Por isso, a todo tempo, um microprocessador confirma se todos os equipamentos estão em funcionamento e em comunicação com a central A disposição do cabeamento pode ser classificada em duas categoriasSegundo a Norma de Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio, a ABNT NBR17240:2010, a definição é a seguinte: 

  • Classe A: circuito supervisionado, no qual existe uma fiação de retorno à central, partindo do último elemento. Este anel formado deve ser alimentado pelos dois extremos desde a central em caso de uma interrupção da continuidade da fiação. O retorno deve ter trajeto distinto da fiação de ida.  
  • Classe B: todo circuito supervisionado no qual não existe a fiação de retorno à central, de forma que uma eventual interrupção deste circuito implique paralisação parcial ou total de seu funcionamento 

Tem como vantagens o acesso às informações sobre localização de incêndio de forma mais precisa. Além disso, identifica falhas nos dispositivos e cabos, proporcionando o funcionamento mesmo com algum circuito interrompido (os de classe A). Também, seguem as exigências da NBR 17240. 

A importância do alarme de incêndio 

Como é possível concluir com este artigo, o sistema de detecção e alarme de incêndio é de grande importância para a segurança de diversos locais. Shoppings, comércios, hospitais, empresas, prédios residenciais, são exemplos de ambientes protegidos por esses dispositivos. Dessa forma, também atuam garantindo a segurança e a vida das pessoas que circulam por esses locais. 

O sistema é instalado de acordo com um projeto desenvolvido para cada lugar, por isso, os alarmes de incêndio também podem ser adaptados para residências. Claro, esse trabalho deve ser executado por um profissional e seguindo as recomendações de órgãos como o Corpo de Bombeiros. 

Então, quando o assunto é preservar e combater incêndios, segundos fazem a diferença. E contar com um sistema de detecção e alarmes é uma medida de segurança indispensável. Para continuar a receber informações sobre combate a acidentes de fogo, acesse, frequentemente, o nosso site. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×