NOTÍCIAS & EVENTOS

20 de agosto de 2020 / Por / 0 Comentário

Segurança em edificações: por que os sprinklers são essenciais?

A segurança em edificações contra incêndios pode ser garantida com um sistema de chuveiros automáticos. Confira neste artigo o porquê utilizar os sprinklers.

Segurança em edificações: por que os sprinklers são essenciais?

Todo projeto elaborado para a construção civil deve conter parâmetros que visem à proteção do empreendimento, assim como as pessoas que nele forem circular. Por isso, a segurança em edificações é indispensável. Esta deve ser preventiva e, caso ocorra um acidente, como um incêndio, deve combatê-lo. 

Afinal, em um edifício, a propagação do fogo e da fumaça pode ser muito rápida. E, por conta da grandiosidade do ambiente, a localização do foco do incêndio pode ser mais difícil, atrasando o seu cessamento. Nesse caso, uma das ações para atuar na prevenção e combate é contar com um sistema de chuveiros automáticos sprinklers, pois, como o nome sugere, age sem a intervenção humana. 

Neste artigo, você descobrirá o porquê desse sistema ser tão importante para ajudar a proporcionar segurança em edificações. Continue a leitura! 

O que é o sistema de chuveiros automáticos  

Esse é um sistema fixo de sprinklers e atua combatendo os incêndios ao entrar em ação automaticamente, quando um foco de fogo ativa o elemento sensor (bulbo de vidro ou liga fusível). Dessa forma, libera água na densidade adequada.  

É importante saber que apenas, dependendo da classificação de risco e das características do local, um sprinkler consegue proteger uma área de até 20,9 . Por isso, seu uso é bastante defendido e incentivado por várias corporações ao redor do mundo. Inclusive, há alguns comparativos, onde se demonstra que o sistema de sprinklers é uma das melhores medidas de proteção contra incêndio, por conta do seu custo-benefício, seu ciclo de vida e eficácia comprovada em levantamentos estatísticos. 

Assim, tem o objetivo de garantir a segurança em edificações, extinguindo ou controlando o incêndio até que a equipe do Corpo de Bombeiros chegue ao local. Quando o sistema de sprinklers é acionado, existe a possibilidade de associá-lo a um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) fazendo com que as pessoas do ambiente, ou até mesmo fora dele, sejam avisadas do perigo. Sua utilização no mundo e no Brasil 

Se você acha que a utilização do sistema de chuveiros automáticos como elemento de segurança em edificações é algo novo, está enganado. Seu desenvolvimento teve início no século XIX e seu aperfeiçoamento se deu no começo do século XX. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

De acordo com John L. Bryan, em seu livro Automatic Sprinkler & Standpipe Systems (AUTO-97), de 1976, o primeiro sistema de chuveiros automáticos foi criado em 1806, na Inglaterra, por John Carey. Consistia em tubos perfurados e ligados a um sistema de suprimento de água com um reservatório elevado. A coluna de distribuição hídrica tinha uma válvula fechada e conectada a um sistema de cordas e de pesos. Quando as cordas eram queimadas, o contrapeso liberava o líquido para eliminar o fogo.  

Com o passar do tempo, o sistema de sprinklers foi (e continua sendo) aprimorado e seu uso é bastante comum em diversos países. EUA, Inglaterra, Nova Zelândia e Suécia são exemplos de nações que utilizam sistemas de sprinklers. Inclusive, há pesquisas relacionadas à confiabilidade e efetividade destes dispositivos nos territórios citados. De acordo com uma pesquisa de Hall Júnior, em 2013, os chuveiros automáticos funcionaram efetivamente em 91% dos grandes incêndios em edificações estadunidenses.   

No Brasil, o uso desse sistema é regulamentado pela NBR10897, considerada uma versão tropicalizada da norma norte-americana NFPA13. Porém, quem define a necessidade de uso e os parâmetros de instalação de um equipamento de segurança contra incêndio é o Corpo de Bombeiros de cada estado.  

Mas, afinal, por que o uso do sistema de sprinklers é essencial? 

Como mencionamos anteriormente, o intuito do sistema de chuveiros automáticos é garantir a proteção das pessoas, proteger a propriedade e, também, evitar a interrupção operacional dos empreendimentos. Isso porque, como você viu, ele permite a descarga de água sobre o fogo, sem a intervenção humana, em sua fase incipiente. Por isso, sua importância como medida de segurança nas edificações. 

Além disso, a utilização de sprinklers apresenta vantagens. Podemos citar algumas, como: 

  • entra em operação no instante da necessidade; 
  • possui vida útil prolongadíssima, especialmente quando falamos do sprinklers; 
  • favorece as resoluções do projeto para proteção contra acidente com fogo; 
  • reduz os custos com outras medidas de prevenção menos eficazes; 
  • colaboram com a continuidade do local, caso ocorra o incidente.  
  • diminui os gastos com um seguro de incêndio. 

Por isso, se espera que um sistema de chuveiros automáticos seja de confiança e que proporcione isso às pessoas. Afinal, ele implica que o projeto da construção atenda a regulamentos, normas técnicas e exigências referentes à segurança em edificação. Quando os sprinklers são instalados conforme orientam as normas, utilizando todos os dispositivos adequados, eles proporcionam mais proteção, confiabilidade e eficiência, pois funciona corretamente.  

A importância do uso de sprinklers certificados 

É válido lembrar que, ao executar um projeto de construção civil, é muito importante ter atenção na hora de adquirir os sprinklers. No mercado, infelizmente, há muitos chuveiros não certificados, os chamados tampões, sendo vendidos como chuveiros automáticos. Atualmente, o modelo de tampão mais comercializado no Brasil é o de 15 mm (1/2″), cromado, 68ºC, pendente, de resposta padrão e apresentam um preço bem baixo. Para saber mais como reconhecer um sprinkler certificado, acesse este link. 

Um chuveiro automático de qualidade deve atender às normas e regulamentações, como é o caso da ABNT NBR 16400:2018. É importante mencionar que sprinkler, ao ser ativado, atua na diminuição de geração de fumaça provocada pelo incêndio, bem como impede que a temperatura suba drasticamente. Eles atuam como combatentes do fogo, até ele cessar ou até a chegada dos bombeiros. 

Há uma grande v ariedade de chuveiros automáticos, inclusive, categorias especiais para combinar com a decoração do ambiente. Se você quiser conhecer as opções para o seu sistema de sprinklersentre em contato com um de nossos atendentes. Todos os modelos comercializados e desenvolvidos por nós, da Skop, seguem as normas e regulamentações exigidas. 

Para continuar sabendo mais sobre esse assunto tão importante para a segurança nas edificações e da população, acompanhe nosso site.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×