NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de setembro de 2020 / Por / 0 Comentário

Equipamentos de combate a incêndios: veja 5 essenciais

Os equipamentos de combate a incêndio são indispensáveis para garantirem a segurança de pessoas e edificações. Neste artigo, veja 5 que consideramos essenciais.

Equipamentos de combate a incêndios: veja 5 essenciais

De modo geral, quando falamos em equipamentos de combate a incêndios, quase automaticamente, pensamos em alguns itens. Mangueiras, hidrantes e extintores são alguns exemplosPorém, existem muitas outras opções para atuar contra esses incidentes. 

Para lhe ajudar a descobrir quais são, criamos este artigo. Nele você conhecerá 5 tipos de equipamentos de combate a incêndio que são essenciais para qualquer projeto. Continue a leitura e descubra!  

A importância de contar com equipamentos de combate a incêndio 

Antes de mais nada, é fundamental que você compreenda a importância de contar com equipamentos de combate a incêndios. Embora seja um assunto que muitos não dão a devida atenção, prevenir e combater incidentes com fogo é de grande necessidade. 

Inclusive, o pouco conhecimento acerca desse assunto, pode explicar a falta de prevenção a esses acidentes. Conforme dados do Instituto Sprinkler Brasil, em 2015, o Brasil alcançava o posto de 3º país com maior número de mortos por acidente com fogo. 

Dessa forma, basicamente, podemos dizer que contar com dispositivos de combate a incêndios, bem como de prevenção, são indispensáveis para assegurar a vida das pessoas. Sem falar que eles ajudam a evitar a perda, total ou em partes, de edificações e a parada das operações da empresa, por exemplo.  

Abaixo estão os 5 equipamentos de combate a incêndios que são essenciais. Você perceberá que alguns atuam como preventivos, também. 

Conheça 5 equipamentos de combate a incêndio ou de proteção que são essenciais  

Como mostramos, é de grande importância contar com equipamentos de combate a incêndios. São eles que amenizam estragos e ajudam a salvar vidas. Entretanto, no mercado, há uma variedade de dispositivos que visam a proporcionar essa segurança. São eles: 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

1. Extintores

Como compartilhamos no início deste artigo, um dos itens mais lembrados quando mencionamos combate a incêndios, são os extintores. Eles são aparelhos que possuem um agente que elimina as chamas, e que pode ser lançado sob pressão interna. 

Existem alguns tipos desse equipamento no mercado, cada um para uma ação específica, como você verá na sequência. Ainda, todos possuem dois sistemas de segurança. Assim, o primeiro é o lacre, que mostra que o equipamento ainda não foi usado. O segundo é o pino de segurança, que consiste em uma trava para o gatilho e que impossibilita a utilização inadequada da ferramenta. 

Também, é importante mencionar que os extintores possuem uma identificação por rótulo, que é colado no equipamento e deve constar informações como classificação do agente extintor, capacidade e indicação para o tipo de acidente. Dessa forma, os extintores podem ser de: 

  • gás carbônico: seu uso é para desastres com fogo e líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (classes B e C); 
  • pó químico: indicados para incidentes com líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (classes B e C); 
  • espuma: são os utilizados em acidentes com materiais sólidos e líquidos inflamáveis (classes A e B); 
  • especial de potássio: para fogo em ambientes com óleo e gordura (classe K). 
  • água pressurizada: usados em incêndios com materiais sólidos (classe A); 
  • pó químico especial: em caso de incêndios com metais (classe D). 

Para identificar melhor os tipos de extintores ideais para cada situação, explicamos com mais detalhes neste artigo. Acesse e confira.  

2. Equipamentos de Proteção Individual e de Proteção Respiratória

Esses são de uso pessoal e são obrigatórios para alguns profissionais, como os bombeiros militares e civis em ação contra o fogo.  

Dessa forma, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem proteger especialmente a cabeça, os olhos, o tronco, os membros inferiores e superiores, assim como o sistema respiratório do bombeiro. Por isso, o profissional deve utilizar, na hora de atuar contra o acidente com fogo, os seguintes itens: capacete de proteção com viseira; luvas de combate a incêndio; roupa de aproximação, botas entre outros. 

Já os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs) possuem o objetivo de garantir que o bombeiro respire adequadamente durante a ação. Liberando, assim, gradualmente e diretamente o oxigênio. 

Vale lembrar que a utilização de equipamentos deve ser feita por pessoas devidamente capacitadas. Não se arrisque sem o devido treinamento. 

3. Materiais de abastecimento, estabelecimento e rescaldo

Os materiais de abastecimento são os empregados para conectar o ponto de captação com a unidade propulsora de água. Nesse caso, podemos citar o hidrante, que é um aparelho ligado à rede pública hídrica municipal. O objetivo deste equipamento é abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros.  

Também há outros exemplos de materiais de abastecimento: registro, sua chave e luva; mangote, junto à sua chave, ralo, redução e tampão; chave de coluna; união duplo macho e duplo fêmea. 

Já em relação aos materiais de estabelecimento são aqueles que unem o elemento propulsor e o terminal da linha de mangueiras. Quanto a esses equipamentos, citamos: esguichos, divisor, mangotinho e, claro, as mangueiras, suas chaves e seus protetores.  

Por último, temos, também, os materiais de rescaldo, que são utilizados para localizar os focos de fogo nos escombros e para impossibilitar que os mesmos retornem. Nesse caso, se aplicam para: 

  • pás, gadanhos e enxadas: remover, arrastar e verificar escombros; 
  • alavancas: abrir janelas, portas, pisos e paredes, as alavancas; 
  • croques: tirar fornos em brasa, os croques; 

Ainda, é importante mencionar que ferramentas como pá, enxada, foice, machado entre outros, também são utilizadas no combate a incêndios em vegetação. 

4. Escadas prolongáveis e bombas de incêndios

De uso dos bombeiros, as escadas prolongáveis servem para que os profissionais consigam alcançar alturas maiores, com foco de fogo. Essas são acopladas às viaturas. 

Já as bombas de incêndios são máquinas que aspiram e comprimem a água (por meio de pressão) no momento de combater esses acidentes. Elas podem ser portáteis, de reboque, marítimas e integradas aos carros dos bombeiros (as autobombas). 

5. Sistema preventivos fixos

São instalados em edificações, com o intuito de proteger as pessoas e, claro, as construções. Dessa forma, atuam no combate e na prevenção de incêndios. Existem diversos tipos desses equipamentos, como reservatório de água para incêndios, para-raios, escadas para saída de emergência e sistema de chuveiros automáticos 

Esse último é composto por sprinklers, dispositivos muito importantes para acabar com o fogo. Inclusive, são considerados um dos equipamentos mais eficazes para garantir a segurança em edificações. Isso porque eles: 

  • reduzem os gastos com outras medidas menos eficazes; 
  • possuem vida útil prolongada e ótimo custo-benefício; 
  • entram em operação ainda na fase inicial do incêndio; 
  • entre outros. 

Há uma grande variedade de sprinklers no mercado. Para saber qual o ideal para o seu projeto, consulte os responsáveis técnicos, assim como os bombeiros da sua região. E não se esqueça de optar por chuveiros automáticos com certificações, como são os que você encontra aqui na Skop. 

Neste artigo, você pôde entender mais sobre os equipamentos de combate a incêndio e compreender mais acerca da sua importância para a segurança de todos. Continue acompanhando nosso site para saber mais sobre a prevenção a esses acidentes, bem como sobre os dispositivos utilizados para isso. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×