As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.
Quando não há critérios para proteção em áreas de estocagem com sprinklers apenas no teto. Isto ocorre quando teto é muito alto ou quando o risco a proteger é muito severo (Aerossol e inflamáveis por exemplo);
E em um armazém com sprinkler de coeficiente de descarga K-25? A pressão de trabalho de ambos é de aproximadamente 150psi (10,5Kgf/cm²). A diferença é que no sprinkler, a pressão necessária em um shopping é de apenas 0,5 bar já em um K25 para galpões, com cerca de 13,7m de pé direito, é de 2,8bar.
Sim. A pressão total na rede não pode ser superior a 12 kgf/cm² (175psi).
O primeiro motivo é pelo fato do K11 ser de controle e o ESFR ser de supressão. São tecnologias e aplicações diferentes. Geralmente um não substitui o outro, ou seja, onde há a aplicação do K11 não é possível substituir por um “sprinkler” ESFR. Um exemplo disso é o da indústria onde o risco é classificado como extraordinário e neste caso é possível aplicar o K11 e não o ESFR.
Sim.
Este tipo de sprinkler atende a praticamente todos os casos de indústria, pois devido à tecnologia de controle ele pode ser aplicado em qualquer situação, exceto em riscos leves.
Em qualquer situação acima de 14,6m é necessário o uso de “sprinkler” dentro do “rack” (“in-rack”) e no teto. Neste caso, não há critério para uso do K11 somente de teto. O K11 também pode ser aplicado no “rack”, porém neste local geralmente são adotados “sprinklers” com fator K menor.
Os “sprinklers” ESFR são indicados para galpões de armazenamento.
A melhor indicação neste caso é que o projetista utilize “sprinklers” do tipo spray e não o ESFR. “Sprinklers” ESFR são destinados a depósito de armazenamento e não à indústria. Apesar de não ter sido informada a altura do pé direito, é possível que a melhor indicação seja a utilização de “sprinkler” com fator K11.
Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br
Ola.Seria possível fornecer uma tabela com as especificações técnicas dos bicos, tais como a nomenclatura adotada e seus fatores de vazão correspondentes?
Olá Ivan.
Como não é possível anexar documentos aqui, fizemos o envio da tabela diretamente para seu email. Estaremos à disposição para eventuais dúvidas sobre os modelos de sprinkler da Skop.
Adradecemos sua interação em nosso blog.
Olá, qual sprinkler vocês indicam para estocagem a 10m e altura da cobertura acima de 14,60m, mais especificamente a quase 17m. Pode fornecer tabela com as especificações e base para realizar calculo hidráulico (fatores de vazão e pressão), bem como em qual norma se enquadra esta condição?