Abordar o tema “certificação de sprinklers” e mostrar seus benefícios são formas importantes de conscientizar, de uma vez por todas, que sprinklers não certificados são um risco para a nossa vida e para o nosso patrimônio.
Existem muitos casos que podem ser citados onde os sprinklers poderiam ter salvado vidas. Em uma apresentação feita para a Fire Show, o diretor executivo/sócio da Skop Sprinklers, Felipe Decourt, citou duas das mais importantes tragédias causadas por falta de equipamentos de segurança contra incêndio: o incêndio na Station Night Club nos Estados Unidos em 2003, que deixou 100 mortos e o incêndio na Boate Kiss em 2013, que deixou 241 mortos na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Contudo, não basta apenas instalar um sistema de sprinklers, é necessário que o sistema tenha a qualidade atestada e isso só se alcança através da certificação dos equipamentos que compõem este sistema, especialmente do dispositivo que é responsável pela ativação, que é o sprinkler. Por isso é necessário que o sprinkler seja certificado, pois se ele falhar, todo o sistema fica comprometido.
No Brasil, a certificação de produtos só pode ser obtida através de um Organismo Certificador de Produtos, o conhecido OCP, que recebe a chancela do INMETRO para a certificação de sprinklers. Conheça as principais certificadoras, pois é através destes selos que você terá segurança na hora da escolha de um sistema e especialmente na hora da escolha do sprinkler que será utilizado neste sistema que protegerá seu patrimônio e principalmente sua vida.
Podem derreter com o fogo: é sabido que alguns modelos de sprinklers não certificados, normalmente importados da Ásia, utilizam o zamac na construção do corpo devido ao seu menor custo quando comparado ao latão. O zamac, ou zamak como também é conhecido, é uma liga metálica formada basicamente por zinco (Zn), alumínio (Al), magnésio (Mg) e Cobre (Cu). Estes quatro elementos formam a base que dá nome à liga metálica. Em geral este tipo de liga possui mais de 90% de zinco (Zn) e menos de 4% de cobre (Cu). Normalmente ao esmerilhar ou lixar a superfície de um corpo de sprinkler construído em zamac, aparecerá sob o acabamento um metal bem mais claro que o latão
Podem entupir: maior parte dos sprinklers sem certificação usam O-Ring de borracha e a ação do tempo sobre o elastrômetroelastômero (borracha) pode derreter e colar o obturador no corpo do sprinkler, fazendo com que o orifício de descarga de água fique obstruído.
Pode falhar: um sprinkler não certificação pode falhar e comprometer todo o sistema de combate a incêndio!
A partir das poucas informações aqui compartilhadas, foi possível perceber que muitas decisões são tomadas não por má-fé e sim por completa falta de conhecimento. Esta é uma das grandes barreiras que impedem muitas pessoas de diferenciar os sprinklers certificados dos não certificados.
“Um sistema capaz de salvar vidas humanas deve ser alvo de decisões acertadas.”
(Felipe Decourt, diretor vice presidente da ABSpk e diretor executivo/sócio da Skop Sprinklers).
A brasileira SKOP fornece sprinklers com certificado ABNT. Os produtos da SKOP ainda possuem a Certificação FM e ULBR. A empresa possui um modelo único de padrão internacional, o JCR.
Parabéns! Excelente material.
Somos uma empresa instaladora e montadora de sistema de prevenção contra incêndio n a região Noroeste do RS.
Entraremos emcontato assim que necessitar.