Saber como agir em caso de incêndio é uma habilidade importante para os funcionários de uma empresa. As ações de qualquer pessoa podem impactar os outros ao seu redor.
O treinamento de segurança contra incêndios ajuda a garantir que todos saibam o que fazer no caso de uma emergência. Mas não só isso — treinar os funcionários para um incêndio não é apenas uma escolha inteligente, é também obrigatório segundo a Norma Regulamentadora 23.
A norma diz que o empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:
Veja o que você precisa saber sobre o treinamento básico de segurança contra incêndios!
A melhor maneira de apagar um incêndio é impedir que aconteça em primeiro lugar. As aulas de treinamento em segurança contra incêndios ensinam seus funcionários a reconhecer os riscos de incêndio para que eles possam tornar o local mais seguro para se trabalhar.
Por exemplo, cabos elétricos ou fios não devem ser colocados perto de uma fonte de calor ou escondidos sob tapetes e carpetes. As saídas de emergência também nunca devem ser bloqueadas. Livrar-se desses riscos de incêndio e ensinar os funcionários a reconhecê-los ajudará a tornar seu prédio comercial um lugar mais seguro para se trabalhar.
O treinamento de segurança contra incêndios deve cobrir tudo, desde prevenir incêndios e seguir o procedimento correto até primeiros socorros e como escapar em caso de incêndio.
Obviamente, o melhor cenário é que seus funcionários nunca experimentem um incêndio, e isso começa com o conhecimento da prevenção de incêndios. Educar a equipe em relação às melhores práticas mantém suas instalações, seus negócios e todos dentro deles seguros.
Você deve ter um plano de emergência para cobrir o que precisa acontecer em caso de incêndio. Um programa de treinamento pode abordar como responder em caso de alarmes de incêndio e onde está o ponto de encontro de segurança.
Os funcionários devem saber não apenas onde devem ir, mas as rotas mais seguras que podem seguir. Certifique-se de que todos saibam operar dispositivos de saída, como portas corta-fogo.
É benéfico dar às pessoas um conhecimento básico de operação de extintores de incêndio e outras formas de impedir que uma chama se espalhe ainda mais. Parte do treinamento de segurança contra incêndio incluirá a identificação de quando é seguro tentar apagar as chamas em vez de evacuar.
Você pode selecionar funcionários específicos para receber treinamento avançado sobre combate a incêndios, bem como outras tarefas de emergência, como desligar equipamentos perigosos e garantir que todos tenham saído das instalações.
O treinamento de segurança contra incêndio é algo que deve ser contínuo para manter todos atualizados e seguros. Os funcionários existentes devem receber cursos de atualização regulares para que eles não se esqueçam das informações.
Novos membros da equipe também devem ser treinados antes de iniciarem o trabalho na empresa. Isso inclui pessoas que foram transferidas de outro prédio ou local. Você não quer que ninguém na sua empresa fique sem esse treinamento.
Quando algo muda e isso afeta os riscos de segurança contra incêndio em seu prédio, você precisa treinar sua equipe para mantê-los atualizados. Pode haver aumento de riscos, você pode alterar o seu ponto de montagem ou planos de emergência, ou obter novos equipamentos de combate a incêndios.
Se algo acontecer em seu negócio e deixar as pessoas propensas a cometer erros devido à ignorância, você precisará atualizar seus conhecimentos.
Treinamento de segurança contra incêndios ajuda a proteger o seu negócio. Ele garante que todos saibam como agir com segurança, reduzindo o risco de ferimentos ou perda de vidas em caso de incêndio.
Técnicas básicas de combate a incêndios também podem ajudar a evitar que pequenos incêndios se tornem grandes emergências.
O fogo pode ter sérias consequências para uma empresa. Clique aqui para saber como as medidas de proteção ativa ajudam a proteger seus funcionários no caso de uma eventualidade!