A forma correta de evacuar uma edificação no caso de um incêndio é essencial para garantir a preservação da vida de quem está dentro dela.
O fato de os incêndios serem fenômenos extremamente violentos e essencialmente aleatórios faz da evacuação dos locais de maior risco a estratégia mais confiável de salvamento de vidas humanas.
De fato, não sendo possível controlar, no nível desejável, a severidade dos incêndios, os projetos de edificações devem incluir medidas ativas e passivas que facilitem o escape das pessoas. Dentre essas medidas, se encontra a criação de uma Planta de Emergência.
Veja abaixo o que é a Planta de Emergência, quais são os itens que ela deve representar e como elaborar uma.
A Planta de Emergência é uma planta esquemática do edifício que serve para orientar, informar e instruir os utilizadores sobre os procedimentos a adotar durante uma situação de emergência. Inclui ainda as instruções gerais de segurança e a legenda da simbologia utilizada.
As plantas de emergência devem ser colocadas em locais de fácil visualização, para que todos os usuários tenham acesso às informações. Isso inclui locais como:
A planta de emergência de incêndio visa facilitar o reconhecimento do local, por parte das equipes de emergência e dos ocupantes da edificação e/ou da área de risco. Ela deve fornecer as seguintes informações:
A planta de emergência de incêndio deve estar disponível na entrada da edificação, em formato eletrônico (extensão de arquivo “.pdf”) ou impressa nos tamanhos A2, A3 ou A4, preferencialmente em escala padronizada.
A Planta de Emergência deve ser amplamente divulgado aos ocupantes da edificação, de forma a garantir que todos tenham conhecimento dos procedimentos a serem executados em caso de emergência.
Recomenda-se que os visitantes sejam informados sobre o Plano de Emergência contra Incêndio da edificação por meio de panfletos, vídeos e/ou palestras.
A Planta de Emergência deve fazer parte dos treinamentos de formação, treinamentos periódicos e reuniões ordinárias dos membros da brigada de incêndio, dos brigadistas profissionais, do grupo de apoio etc.
O incêndio é o desastre mais comum ao qual uma Planta de Emergência é aplicada, mas esse plano deve cobrir todos os motivos possíveis para evacuação, incluindo ameaças de bombas, derramamentos de produtos químicos, inundações ou mesmo terremotos.
O plano de evacuação de emergência busca criar um método pelo qual os funcionários possam deixar o local com rapidez e calma, minimizando o risco de possíveis ferimentos.
Como a possibilidade de desastres é constante, todos os funcionários devem ser informados, treinados e submetidos a exercícios de evacuação para garantir que o processo ocorra sem problemas no caso de uma emergência genuína.
Gosto do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre a seus amigos a importância de um plano de evacuação em casos de emergência!