Não podemos correr o risco da Ruína!
Quando se trata de vidas humanas e patrimônio, não podemos correr o risco da ruína. Perder uma vida ou arriscar o seu patrimônio, não pode ser uma opção.
As mangueiras são de grande importância no combate ao incêndio, sendo considerado o caminho flexível da água, levando a mesma o mais próximo ao risco, combatendo com melhor eficiência o fogo.
A Norma ABNT NBR11861 – Mangueiras de incêndio – Requisitos e métodos de ensaios -, juntamente com Portaria do Inmetro 148/2015, padronizaram as mangueiras fabricadas no Brasil.
Com a necessidade de requisitos mínimos de utilização e manutenção foi elaborada a ABNT NBR 12779 – Mangueira de Incêndio – Inspeção, manutenção e cuidados.
Conforme Norma ABNT NBR11861 e portaria do Inmetro 148/2015, as mangueiras são classificadas por tipos e diâmetros, e aplicadas de acordo com o risco envolvido; por exemplo: para edifícios de ocupação residencial, compressão de trabalho de 980 kPa (10 kgf/cm²), a Norma indica a utilização da mangueira de incêndio tipo 1, revestida externamente com reforço têxtil. Esse tipo de mangueira pode, ainda, ser confeccionada 100% em fio sintético de alta tenacidade e internamente com tubo de borracha sintética; montada com união em latão tipo engate rápido (“storz”) conforme ABNT NBR14349.
Com o passar dos anos o segmento de combate a incêndio foi evoluindo, e a CERTIFICADORA ABNT identificou a importância da COMPROVAÇÃO, de que o produto fabricado, estaria 100% de acordo com a Norma de referência, assim surgiu a CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA – MARCA DE CONFORMIDADE ABNT, onde o consumidor/usuário tem a garantia de que os produtos são fabricados corretamente, pois os fabricantes que possuem esta certificação passam por auditorias periódicas com coleta de amostras no estoque e no mercado, avaliando de forma independente 100% dos requisitos de fabricação.
É importante que o fabricante de mangueiras possua toda sua linha de mangueiras em acordo com a ABNT NBR11861 e certificadas com a MARCA DE CONFORMIDADE, como a da ABTN.
O sistema de hidrante é responsável pelo suprimento de água, com pressão e fluxo suficiente para suprir o risco menos favorável, por isso a importância de dimensionamento do sistema e das mangueiras, onde se evidencia que o volume de água fornecido é de extrema importância ao combate.
Onde “mora” o perigo?
As mangueiras devem sofrer inspeção a cada seis (6) meses e manutenção ANUAL. Essa inspeção deve ser realizada por empresa capacitada, a fim de saber se as mangueiras estão aptas ao uso. O TESTE HIDROSTÁTICO conforme NORMA ABNT NBR12779, é extremamente importante para identificar possíveis irregularidades nas mangueiras.
A Norma EXIGE que o ensaio de pressão seja feito somente com água. A utilização de ar comprimido não é permitida, pois gera situação de perigo com alta possibilidade de acidentes. O consumidor DEVE acompanhar, se possível, todo processo de inspeção e manutenção junto às empresas prestadoras de serviço.
As mangueiras, bem como o restante do sistema de hidrantes, devem estar sempre em condições de utilização, dando segurança ao usuário no combate ao incêndio.
A C.M. Couto, fundada em 1970, vem se desenvolvendo e crescendo junto com seus clientes, com atendimento em todo território nacional e exterior. Fabrica Mangueiras de Incêndio, Líquido Gerador de Espuma (LGE), itens para hidráulica de incêndio como esguichos, adaptadores, chaves e tampões, venda e manutenção de extintores de incêndio. Possui departamento de engenharia que desenvolve e executa projetos para sistemas de detecção e combate com água, espuma, CO2, agente limpo entre outros com regulamentação junto ao Corpo de Bombeiros. Elabora planos de emergência e fornece Equipes de Brigada. Atende aos mais altos níveis de exigência técnica e inovação na prevenção e combate a incêndios.
Em parceria com
CM Couto
Alexandre Couto e Geraldo de Jesus – Diretores da CM Couto Sistemas contra Incêndio LTDA.
https://cmcouto.com.br/
https://www.facebook.com/cmcoutooficial
Gostaria de informações sobre cursos de sistema de sprinklers
Olá Luiz.
Normalmente sugerimos que os clientes fiquem atentos às programações da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), pois costuma ser nossa base de informação (http://www.abspk.org.br/agenda/).
Obrigado por sua interação.