Quando pensamos em proteção contra incêndios, sempre nos vêm como principal conceito a prevenção em ambientes domiciliares e em locais de grande circulação de pessoas, como edifícios comerciais. Porém, as empresas que possuem depósitos também merecem devida atenção.
Já é comprovado que os chuveiros automáticos são o primeiro recurso eficiente em caso de incêndio. Acionados por calor, eles detectam um incêndio, operam, liberando água e ajudam a apagar o fogo antes mesmo de os bombeiros chegarem ao local. Em vários estados brasileiros, o seu uso é normatizado e é uma exigência unânime das seguradoras.
No nosso país, existe uma antiga Norma – NBR 13792/1997 (em revisão pelo CB24) – que regulamenta estoques até 9m de altura desde que não estejam em porta paletes. Em alguns estados brasileiros, como SP, a Norma de referência para proteção de áreas de estocagem é a NFPA 13, já em outros, existem instruções técnicas específicas.
Um sistema combate de incêndio com eficiência deve ser instalado por uma empresa profissional e de qualidade. Quando uma empresa especializada em projeto de sprinklers é contratada nesses casos, por exemplo, uma série de fatores são avaliados antes da instalação de um sistema de sprinklers, como:
– qual o tipo de mercadoria incluindo sua embalagem (classificação)
– qual a forma de estocagem (blocado, em porta paletes, em estantes)
– o estoque é paletizado e qual tipo de palete adotado
– qual a largura dos corredores formados entre as pilhas
– qual é a altura máxima das pilhas e do telhado, etc…
Sprinklers certificados e aprovados pelos melhores controles de qualidade.
Entre em contato com a SKOP e marque uma avaliação técnica: vendas@skop.com.br ou ligue (21) 3147.7777
Para armazenamento em porta paletes acima de 9 metros eu referencio qual capitulo da NFPA 13?
Olá Michel.
Ainda em tempo…
Obs.: Os capítulos mencionados abaixo são referentes à versão 2016 da NFPA13.
Basicamente se a altura de estocagem for de até 3,7m, aplica-se o capítulo 13 da NFPA 13 (este capítulo é autônomo e as regras são descritas no próprio capítulo). Demais alturas estão sujeitas aos capítulos 12, 14, 15, 16, 17 onde basicamente entra-se com a altura de estocagem e o teto é limitado entre 3 e 6m em relação à altura de estocagem.