As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.
Não existe limite para altura de entreforro que defina a necessidade ou não de instalação de sprinkler. Na década de 80, era muito comum no Brasil o uso de uma norma inglesa conhecida como FOC e esta norma limitava entreforro em 80cm. É possível que seja por isto que até hoje exista esta informação em cadernos de especificação.
A norma indica que você pode ter uma pequena carga combustível sem que isto indique que ali é um espaço combustível. Esta informação existe exatamente para não considerar cabos elétricos e afins. Há projetistas que adotam a instalação de “sprinkler” no entreforro apenas se o ar condicionado trabalha com produtos combustíveis no entreforro. Segue abaixo algumas informações que estão presentes no handbook da NFPA 13 sobre o assunto.
Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br