O Aeroporto Internacional de Salvador, que já esteve em último lugar no ranking nacional de avaliação de qualidade, iniciou em abril deste ano obras de manutenção, ampliação e melhorias.
As intervenções, que estão previstas para terminar em outubro de 2019, estão sendo feitas pela empresa que passou a administrar o aeroporto em 2018, a francesa Vinci Airports.
A concessão para a Vinci Airports tem duração de até 30 anos, e pode ser prorrogada por mais 5 anos. A prioridade da empresa para o aeroporto será construir uma nova pista de pouso e decolagem para melhorar o fluxo de aeronaves no local. Está previsto também a construção de um novo terminal internacional dentro do horizonte da concessão.
As obras fazem parte das obrigações assumidas pela concessionária ao assumir a gestão do aeroporto e incluem também modernização dos banheiros e fraldários, melhorias no ar condicionado e nos sistemas de ventilação, implantação de seis pontes de embarque de aeronaves adicionais e adequações nas pistas e pátio para a segurança operacional do aeroporto.
No caso dos banheiros, a concessionária garante que a reforma vai resolver o problema das torneiras. Além disso, eles vão se tornar mais amplos e os elevadores também serão reformados. Estão previstas também alterações estruturais. A área de check-in, por exemplo, vai mudar de lugar, assim como as lojas.
No total, o aeroporto vai crescer cerca de 20 mil m² na área de embarque para atender as novas mudanças. Do lado de fora, a empresa afirmou que vai ampliar também o número de fingers (pontes de embarque) do terminal, de 11 para 17 pontos. Além disso, vai reformar as pistas.
O espaço também receberá melhorias na parte tecnológica, de refrigeração e infraestruturas, incluindo proteção contra incêndios, extremamente importante para a vida da quantidade abundante de passageiros e funcionários que transitam diariamente pelo novo terminal.
O aeroporto internacional de Salvador segue na liderança entre os terminais aeroportuários da região Nordeste, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com movimentação de cerca de 650 mil pessoas por mês, o campo de aviação da capital baiana tem a primeira posição na região, seguido de perto pelo aeroporto de Recife.
Com a alta movimentação, era de se esperar que um dos focos principais da reforma fosse a segurança dos passageiros. Para isso, a Vinci Airports escolheu como parceiro a SKOP. Foram fornecidos 7.300 Sprinklers RTR com certificação ABNT.
Em função de suas características físicas, o modelo RTR é mais utilizado em ocupações classificadas como: risco leve e ordinário, desde que atenda às definições do projeto e aos critérios das Normas em vigência.
O baixo perfil deste modelo, possibilita que o equipamento fique extremamente discreto, no teto, após sua instalação. Os sprinklers da linha RTR, com posição de instalação pendente, podem ser aplicados em sistemas fixos de prevenção contra incêndio que utilizem Válvula de Governo e Alarme (VGA).
Esta linha de sprinklers atende aos requisitos de especificação e métodos de ensaio estabelecido na Norma ABNT NBR16400. A linha RTR também atende aos requisitos da Norma de projeto e instalação ABNT NBR 10897:2014.
Para saber mais sobre os produtos da SKOP, acesse aqui.