NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de abril de 2021 / Por / 0 Comentário

Sprinklers em áreas de data center: como funciona?

O funcionamento do sistema de sprinklers em áreas de data center é um pouco diferente de outros ambientes. Confira, neste artigo, como é a proteção desses locais.

Sprinklers em áreas de data center

Qual a melhor maneira de utilizarsprinklers em áreas de data center? A cada dia as organizações investem mais em tecnologia e em centros de processamentos de dados. Assim, acompanhando esses investimentos há necessidade de adequar o projeto e equipamentos de combate a incêndio e segurança, pois os impactos de uma eventual parada de um CPD geram consequências enormes para empresas, órgãos governamentais e para a população em geral. Vale lembrar que um CPD confiável é aquele que funciona de forma praticamente ininterrupta, ou seja, quase 100% do tempo.

Primeiramente, é importante mencionar um dado sobre esse cenário. Em 2021, os investimentos em expansão e a modernização de infraestrutura de data centers devem crescer 6%. É o que diz a Gartner, uma empresa que atua no ramo de pesquisas, consultorias, eventos e prospecções para o mercado de TI.

Essa informação chama a atenção por dois motivos. O primeiro é que, conforme a instituição citada, as aplicações nessa área diminuíram 10,3% em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. O segundo ponto relevante é porque se faz necessário, cada vez mais, investir em soluções de segurança. Inclusive para riscos potenciais, como é o caso de incêndios.

Para te ajudar, compartilharemos, neste conteúdo, como funciona a prevenção e o combate a acidentes com fogo nesses locais.

Sprinkler em área de data center: confira se é possível o seu funcionamento

Nos data centers ficam servidores, equipamentos de armazenamento de informações, sistemas de ativos de rede, roteadores, switchers, entre outros dispositivos. Geralmente, em empresas maiores, há uma sala especial para ele, sendo o acesso restrito a colaboradores autorizados, como os da equipe de TI.

Por possuírem uma grande quantidade de dispositivos eletrônicos, mesmo com bastante segurança e ventilação, os data centers estão sujeitos a curtos-circuitos e, igualmente, a incêndios, segundo o artigo, “Proteção e prevenção com sistemas DCIM a incêndios”, de 2020. O estudo, que foi publicado na RTI ― Redes, Telecom e Instalações, diz que curto-circuito no transformador, sobrecarga em régua de tomadas e UPS em curto são as causas mais prováveis de acidentes com fogo nesses ambientes.

Também, devido à presença desses hardwares energizados, não é indicado utilizar água na primeira etapa de combate ao fogo nesses locais. Afinal, ela pode danificar os aparelhos. Assim, mesmo que existam sprinklers em área de data center, eles não entram em funcionamento em um primeiro momento.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Nesses locais, é recomendado o uso de sistemas de combate a incêndio por gás ou, ainda, sistemas mais complexos, que são os sistemas hipóxicos, que controlam a concentração de oxigênio no interior do ambiente e elimina a possibilidade de a ignição ocorrer, mas isso fica para uma outra oportunidade.

nfpa

Adiante, falaremos um pouco sobre os sistemas que utilizam gases. Entretanto, antes de mais nada, é importante dizer que o sistema a gás não substitui os hidrantes, mangueiras e sprinklers em áreas de data center. Ele apenas é utilizado antes, como meio de evitar maiores danos ao local. Inclusive, atualmente, não há regulamentação dele em todos os estados do Brasil. As maiores referências são as Normas internacionais NFPA 75 e NFPA 2001, que são as normas norte-americanas.
Confira como funciona o sistema de combate a incêndio por gás e os sprinklers em áreas de data center

Assim como as demais áreas da edificação, um setor de data center deve contar com um sistema de proteção e combate a incêndios. Dessa forma, há a necessidade de detectores de fumaça, alarmes, extintores, sprinklers, entre outros dispositivos. Entretanto, nesses ambientes, também geralmente é necessária a instalação do sistema de combate por gás.

De modo geral, o gás é armazenado em cilindros, em um local separado. Quando o princípio de incêndio é detectado, o dispositivo de disparo é acionado e o fluido passa pelas tubulações, sendo espalhado pela área de atuação, através de bicos aspersores. Ao ocorrer isso, combate às chamas por reação química, resultando no resfriamento e evitando que a combustão continue.

Ele funciona antes do sistema de chuveiros automáticos e pode ser integrado para o desligamento do equipamento de ar-condicionado e de exaustão, para evitar a saída do gás do ambiente após a ativação do sistema. Essa prática contribui para a eficiência da sua atuação, pois evita a entrada de oxigênio no ambiente e a possível reignição. O gás mais utilizado é o FM-200, que possui capacidade de se espalhar mais rapidamente, sem deixar resíduos e causar danos aos equipamentos do local. Gases como CO2, IG-55 e NOVEC também são usados nesta aplicação.

Mesmo que a indicação de atuação no combate a incêndios seja o sistema de gás, ainda é recomendada a instalação do sistema de sprinklers em áreas de data center. Isso porque, caso o gás não consiga conter as chamas e a temperatura no ambiente continue a subir os chuveiros automáticos serão acionados.

Em caso de insuficiência, descontrole ou, até mesmo, falha de outros sistemas de proteção contra incêndio, como um último recurso ou sistema backup, a ativação do sistema de sprinklers possibilitaria a continuidade ao combate às chamas e o resfriamento da estrutura do prédio evitando o comprometimento de elementos estruturais e eventual colapso da edificação. Dessa forma, em último caso, haverá descarga de água no local.

Portanto, mesmo que não seja utilizado como opção primária de mitigação do fogo, o sprinkler é fundamental mesmo em áreas de data center. Afinal, além de proteger os equipamentos, também é necessário proteger as vidas humanas, impedindo que o fogo se alastre.

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir mais novidades do setor, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×