NOTÍCIAS & EVENTOS

9 de setembro de 2020 / Por / 0 Comentário

SKOP ALERTA #sprinklertampao

O Tampão é um perigo para a vida das pessoas e pra saúde da sua construção. Veja algumas recomendações e um alerta para não confundir Sprinkler com Tampões.

SKOP ALERTA #sprinklertampao

Em função do período de Pandemia e Crise Econômica-Financeira, identificamos claros sinais de aumento da velha prática de misturar SPRINKLERS com TAMPÕES, que ainda sobrevive no mercado brasileiro como forma de se alcançar um preço médio competitivo. 

Vale lembrar: 

SPRINKLER = sprinkler certificado 

TAMPÃO = autodenominado sprinkler (por quem vende), é o sprinkler sem certificação 

Arquitetos, engenheiros de campo, fiscais e compradores, fiquem atentos. A cada quatro SPRINKLERS k80 [k5.6] instalados no Brasil, um, no mínimo, é TAMPÃO. 

Sugerimos que: 

  1. Compare a quantidade e a descrição da Nota Fiscal com a quantidade e os modelos entregues na obra. Vale a pena realizar vistoria visual aleatória; 
  2. Confirme se a temperatura de acionamento e o tempo de resposta do bulbo, especificados no projeto, são os mesmos descritos na NF e entregues na obra;  
  3. Confirme se os modelos entregues na obra são os mesmos descritos na Certificação do Produto. Em caso de dúvida, visite as Certificadoras na internet, pois todas os fabricantes e modelos estão listados nos sites das mesmas; (acesse no final deste e-mail) 
  4. O modelo #sprinklertampao mais aplicado ao mercado brasileiro vem fantasiado de sprinkler 15mm (1/2″), cromado, 68C (bulbo vermelho), pendente, resposta padrão. Eventualmente também é possível encontrar #sprinklertampao de 79°C (ampola amarelo). Na dúvida, siga os 3 passos anteriores! 
  5. Fique atento ao preço pontual ou médio da proposta, pois é uma dica certeira se você está adquirindo produto pirata ou sem certificação. Para o atual valor do dólar, o sprinkler de 15mm (K80) 68°C, resposta padrão, mais barato do mundo, com certificação, não tem como ser vendido a menos que R$13,00+5% IPI sem gerar prejuízo à revenda. Os TAMPÕES podem ser vendidos por R$7,00+5% IPI ao cliente final, com lucro! Se você vai optar por lixo, não pague mais que isso. Ainda assim é bem caro pela imoralidade e risco. 

Veja no link abaixo o altíssimo custo para a troca de um sprinkler fora da especificação de segurança e Normas Técnicas: 

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

A falta de conhecimento tem seu preço e cobra caro: se tempo é dinheiro, conhecimento vale ouro!  

Na falta de legislação que parametrize a qualidade técnica de SPRINKLERS, a imoralidade ganha espaço, vende segurança e entrega #sprinklertampao. 

No Brasil, além das certificadoras de renome, há instituições sérias, atuantes e de referência, que fortalecem SPRINKLERS e condenam TAMPÕES.

Busquem maiores informações sobre o tema SPRINKLERS na ABSpk – Associação Brasileira de Sprinklers e no ISB – Instituto Sprinkler Brasil.    

Conheça as quatro vantagens em adquirir sprinklers nacionais da linha JCR 

  1. PREÇO ESTÁVEL: Livre da influência da alta do dólar; 
  2. PRAZO DE ENTREGA: Programação de entrega segura e direta com a fábrica; 
  3. CERTIFICAÇÃO: É o único equipamento contra incêndio, tri-certificado do Brasil: FM, ULbr e ABNT. 

E MAIS: 

Talvez você não saiba, mas poucas fábricas no mundo possuem certificação FM em sprinklers K80 (5.2) e K115 (8.0) simultaneamente; são 6 empresas na Europa, 5 nos EUA e apenas 1 em todo o Hemisfério Sul: a SKOP SPRINKLERS no Brasil! 

Vale lembrar também que para obter a certificação FM, em seus sprinklers, a empresa precisa que, além da qualidade atestada do sprinkler, todo o processo fabril seja certificado nos critérios da ISO9001. 

4. FABRICAÇÃO NACIONAL: Além das vantagens no preço, prazo e qualidade certificada, você ainda ajuda a fortalecer o mercado interno! 

Links relacionados a este assunto, no Site da SKOP: 

– Cuidado com Sprinklers “fora de norma”  

– Sprinklers certificados: por que dar importância?  

– Certificação: invista nessa ideia  

– Entenda a importância da Certificação de Sprinklers  

– Posicionamento da ABSpk quanto aos bicos de sprinkler comercializados sem certificação no Brasil  

– Quantos e quais são os ensaios para certificação de um sprinkler no Brasil? 

– A qualidade invisível  

 NOSSAS CERTIFICAÇÕES  

Clique em cada imagem para acessar os respectivos sites

UL-BR FM-APPROVED 

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×