NOTÍCIAS & EVENTOS

22 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Aplicação de sprinklers em entreforro (2 casos)

Tema 6: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação de sprinklers em entreforro (2 casos)

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

29)Considerando o disposto nas Instruções Técnicas dos corpos de Bombeiros e principalmente na ABNT NBR10.897, para aplicações de risco leve (escritórios e similares) existe a necessidade da instalação de chuveiros automáticos nos entreforros constituídos de materiais combustíveis (ex.: reticulado de madeira sem proteção passiva). Uma vez que o forro não é combustível (ex.: placas de gesso ou gesso acoartonado), só existe a necessidade de instalação de chuveiros automáticos se houver a presença de material combustível no entreforro. Constam de alguns manuais de projetos e outras literaturas uma altura máxima de 800 ou 900 mm. Sendo assim, pergunto: Existe limitação de altura (mínima ou máxima) do entreforro, a ser considerada na necessidade de instalação de sprinkler?

Não existe limite para altura de entreforro que defina a necessidade ou não de instalação de sprinkler. Na década de 80, era muito comum no Brasil o uso de uma norma inglesa conhecida como FOC e esta norma limitava entreforro em 80cm. É possível que seja por isto que até hoje exista esta informação em cadernos de especificação.

30)Uma instalação de iluminação (ex.: fiação, luminárias, etc.) ou ainda de ar condicionado (ex.: dutos metálicos com isolante térmico, condicionadores tipo cassete, etc) seriam consideradas cargas combustíveis, obrigando a instalação de chuveiros automáticos mesmo em entreforros de cerca de 300 mm?

A norma indica que você pode ter uma pequena carga combustível sem que isto indique que ali é um espaço combustível. Esta informação existe exatamente para não considerar cabos elétricos e afins. Há projetistas que adotam a instalação de “sprinkler” no entreforro apenas se o ar condicionado trabalha com produtos combustíveis no entreforro. Segue abaixo algumas informações que estão presentes no handbook da NFPA 13 sobre o assunto.

Uma instalação de iluminação

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×