NOTÍCIAS & EVENTOS

17 de julho de 2018 / Por / One Comment

É possível saber se um sprinkler funcionará da forma correta em caso de incêndio?

Ter a certeza que o ambiente que você trabalha é um ambiente seguro contra incêndio tornar o seu dia mais leve. Um dos sistemas utilizados são os sprinklers.

É possível saber se um sprinkler funcionará da forma correta em caso de incêndio?

Quem nunca ouviu aquele conselho de mãe: “Cuidado ao atravessar a rua meu filho(a)!” Temos certeza que essa lição você já aprendeu, porém existem outras que você deveria estar atento agora na vida adulta.

Nosso dia a dia está todo enclausurado: seja em escritórios em prédios comerciais, shopping centers, fábricas, armazéns e até mesmo casas de festa. E por esse motivo o “conselho de mãe” muda um pouco.

Você sabe se o local que você frequenta tem os requisitos de segurança necessários para momentos de risco, como incêndios? Você sabe se, caso essa situação ocorra, o ambiente está devidamente equipado para o momento emergencial? E se estiver equipado, o que foi instalado é realmente seguro?

Ambiente seguro sempre!

Ter a certeza que o ambiente que você trabalha ou frequenta é um ambiente seguro contra incêndio pode tornar o seu dia de trabalho, ou passeio, mais leve. E um dos principais sistemas de segurança utilizado são os chuveiros automáticos, ou sprinklers.

Esse sistema é um dos mais eficazes no momento em que se inicia um incêndio por diversos fatores, que vão desde a não perceber que um incêndio está iniciando e ao seu rápido acionamento para a contenção do mesmo. Uma pesquisa dos Estados Unidos mostra que apenas um sprinkler pode ter até 98% de eficácia contra o incêndio (JOHN R. HALL, JR. Exp… 2012. p. 29.)

Porém a falta de conhecimento técnico sobre o equipamento pode trazer graves consequências. Você já deve ter ouvido falar alguma vez que “o sistema contra incêndio não funcionou”.

Derretimento do corpo do sprinkler por conta da alta temperatura – parece ironia, mas não é -, entupimento da saída de água por uso de anéis de vedação de borracha e falhas em caso de uso. Esses são alguns exemplos do que pode causar falha no sistema contra incêndio, e dentre as causas, a principal delas é a falta de atendimento às normas técnicas, nacionais e internacionais, utilizadas como base por certificadoras, tais como: ABNT, FM e ULBR. Ou seja, não há certeza de funcionamento se o sprinkler não é certificado.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

Certificações que garantem!

Existe uma diferença grande entre um sprinkler de qualidade dos que não são confiáveis, e elas podem ser facilmente identificadas: certificações. Agências reguladoras são preocupadas em estabelecer padrões para a produção e teste, a fim de garantir o correto funcionamento dos produtos que são vendidos no mercado.

Falando sobre sprinklers, existem certificações nacionais e internacionais que garantem o bom funcionamento e a eficiência durante seu uso. No Brasil as principais certificadoras de chuveiros automáticos são ABNT, ULBR, existindo ainda a possibilidade da certificação internacional através da FM Approvals.

No Brasil, a única empresa que possui todas essas certificações é a Skop, que tem sempre como objetivo garantir que todos os produtos fornecidos darão segurança ao ambiente contra incêndios, por ter seus lotes testados e aprovados em inúmeros critérios de avaliação.

Resultado: sprinklers certificados garantem e comunicam ao mercado que o sistema será ativado no tempo adequado (por volta de 30 segundos) a fim de conter ou atrasar a evolução do incêndio e, assim, garantir o tempo de fuga dos ocupantes e chegada dos bombeiros. Ou seja, o processo de fabricação de chuveiros automáticos certificados é de fato o único caminho seguro para salvar vidas, patrimônios e negócios.

Relembrando o cuidado de nossas mães, só nos resta dizer: cuidado ao instalar um sprinkler, caro leitor; tenha certeza de que ele é certificado!

Leia também:

Se tiver dúvidas se seu empreendimento precisa da instalação de Sprinklers, nós da Skop podemos ajudar. Clique aqui e fale conosco !

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

1 Comentário

  • Jose Antonio Gomes dos Santos disse:

    Boa tarde,
    Temos em nosso sistema de combate à incendio sprinkler de fabricação Skop.
    Sprinklers devem ser substituido de quanto em quanto tempo?
    Ou seja, qual a vida util do mesmo?

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×