Em função do período de Pandemia e Crise Econômica-Financeira, identificamos claros sinais de aumento da velha prática de misturar SPRINKLERS com TAMPÕES, que ainda sobrevive no mercado brasileiro como forma de se alcançar um preço médio competitivo.
Vale lembrar:
SPRINKLER = sprinkler certificado
TAMPÃO = autodenominado sprinkler (por quem vende), é o sprinkler sem certificação
Arquitetos, engenheiros de campo, fiscais e compradores, fiquem atentos. A cada quatro SPRINKLERS k80 [k5.6] instalados no Brasil, um, no mínimo, é TAMPÃO.
Sugerimos que:
- Compare a quantidade e a descrição da Nota Fiscal com a quantidade e os modelos entregues na obra. Vale a pena realizar vistoria visual aleatória;
- Confirme se a temperatura de acionamento e o tempo de resposta do bulbo, especificados no projeto, são os mesmos descritos na NF e entregues na obra;
- Confirme se os modelos entregues na obra são os mesmos descritos na Certificação do Produto. Em caso de dúvida, visite as Certificadoras na internet, pois todas os fabricantes e modelos estão listados nos sites das mesmas; (acesse no final deste e-mail)
- O modelo #sprinklertampao mais aplicado ao mercado brasileiro vem fantasiado de sprinkler 15mm (1/2″), cromado, 68C (bulbo vermelho), pendente, resposta padrão. Eventualmente também é possível encontrar #sprinklertampao de 79°C (ampola amarelo). Na dúvida, siga os 3 passos anteriores!
- Fique atento ao preço pontual ou médio da proposta, pois é uma dica certeira se você está adquirindo produto pirata ou sem certificação. Para o atual valor do dólar, o sprinkler de 15mm (K80) 68°C, resposta padrão, mais barato do mundo, com certificação, não tem como ser vendido a menos que R$13,00+5% IPI sem gerar prejuízo à revenda. Os TAMPÕES podem ser vendidos por R$7,00+5% IPI ao cliente final, com lucro! Se você vai optar por lixo, não pague mais que isso. Ainda assim é bem caro pela imoralidade e risco.
Veja no link abaixo o altíssimo custo para a troca de um sprinkler fora da especificação de segurança e Normas Técnicas:
A falta de conhecimento tem seu preço e cobra caro: se tempo é dinheiro, conhecimento vale ouro!
Na falta de legislação que parametrize a qualidade técnica de SPRINKLERS, a imoralidade ganha espaço, vende segurança e entrega #sprinklertampao.
No Brasil, além das certificadoras de renome, há instituições sérias, atuantes e de referência, que fortalecem SPRINKLERS e condenam TAMPÕES.
Busquem maiores informações sobre o tema SPRINKLERS na ABSpk – Associação Brasileira de Sprinklers e no ISB – Instituto Sprinkler Brasil.
Conheça as quatro vantagens em adquirir sprinklers nacionais da linha JCR
- PREÇO ESTÁVEL: Livre da influência da alta do dólar;
- PRAZO DE ENTREGA: Programação de entrega segura e direta com a fábrica;
- CERTIFICAÇÃO: É o único equipamento contra incêndio, tri-certificado do Brasil: FM, ULbr e ABNT.
E MAIS:
Talvez você não saiba, mas poucas fábricas no mundo possuem certificação FM em sprinklers K80 (5.2) e K115 (8.0) simultaneamente; são 6 empresas na Europa, 5 nos EUA e apenas 1 em todo o Hemisfério Sul: a SKOP SPRINKLERS no Brasil!
Vale lembrar também que para obter a certificação FM, em seus sprinklers, a empresa precisa que, além da qualidade atestada do sprinkler, todo o processo fabril seja certificado nos critérios da ISO9001.
4. FABRICAÇÃO NACIONAL: Além das vantagens no preço, prazo e qualidade certificada, você ainda ajuda a fortalecer o mercado interno!
Links relacionados a este assunto, no Site da SKOP:
– Cuidado com Sprinklers “fora de norma”
– Sprinklers certificados: por que dar importância?
– Certificação: invista nessa ideia
– Entenda a importância da Certificação de Sprinklers
– Posicionamento da ABSpk quanto aos bicos de sprinkler comercializados sem certificação no Brasil
– Quantos e quais são os ensaios para certificação de um sprinkler no Brasil?
NOSSAS CERTIFICAÇÕES
Clique em cada imagem para acessar os respectivos sites