NOTÍCIAS & EVENTOS

29 de junho de 2018 / Por / 0 Comentário

13 procedimentos que você deve fazer em caso de incêndio

Incêndio é uma situação trágica que pode acontecer em qualquer lugar e em diversas proporções, desde hotéis, edifícios comerciais, clubes, fábricas, galpões de armazenamento, entre outros.

13 procedimentos que você deve fazer em caso de incêndio

Incêndio é uma situação trágica que pode acontecer em qualquer lugar e em diversas proporções. Assim como aconteceu na boate Kiss, em Santa Maria (RS), grandes incêndios podem ocorrer em variados locais, desde hotéis, edifícios comerciais, clubes, fábricas, galpões de armazenamento, entre outros.

Por isso é importante adotar medidas de segurança desde construções comerciais até construções residenciais. Saídas de emergências, extintores de incêndio, uso de sprinklers, materiais de construção à prova de fogo, entre outros, são exemplos de tais medidas. Mas você sabe realmente como agir em caso de incêndio? Separamos alguns procedimentos básicos para se proteger e proteger outras pessoas que estão por perto.

Procedimentos para casos de incêndio

1.      De forma segura, descubra o que está queimando e a extensão do fogo. Havendo brigadistas no local, não se preocupe, pois eles já farão essa ação.

2.      Mantenha a calma. Se no local houverem brigadistas, siga as instruções deles. Caminhe de forma rápida, porém sem correria. Nunca empurre ninguém.

3.      Acione os alarmes se houverem. Há a possibilidade de pessoas em outros locais não saberem que há um incêndio se estabelecendo. Principalmente em prédios comerciais ou ambientes amplos, como galpões de armazenamento.

4.      Ao sair feche portas e janelas sem trancá-las. Lembre-se que o fogo se dá pela presença do oxigênio. Diminuindo sua quantidade é possível evitar que a propagação evolua.

5.      Desligue a eletricidade. Isso ajuda a reduzir o risco de novos focos de incêndio de origem elétrica.

6.      Tenha atenção às pessoas ao seu lado. Se você notar que alguém está ficando nervoso ou descontrolado, tente acalmá-lo(a). Essas pessoas podem representar um grande perigo nesses momentos.

7.      Sua vida vale muito mais que qualquer objeto que ficou para trás. Por isso nunca volte para buscar nada.

8.      Se você estiver em um edifício, nunca use elevadores. Como falamos, uma dos procedimentos contra incêndio recomendados é desligar a energia elétrica. Estando em um elevador, você incorre no risco de ficar preso.

9.      Não tire sua roupa. Ela servirá como uma barreira para o calor e contra a desidratação. Se houver a possibilidade, molhe-as. Além de não deixar que elas queimem, ajuda a manter a pele úmida e hidratada.

10.  Sempre desça até o térreo para sair do local. Suba somente se as chamas estiverem vindo dos andares mais baixos.

11.  Caso você precise abrir alguma porta, verifique se não há fumaça saindo dela, ou se a porta e maçaneta não estão quentes. Esses são sinais de que do outro lado pode estar em chamas. Abra a porta com cautela. Lembre-se que ao fazer isso, você estará fornecendo mais oxigênio para alimentar as chamas.

12.  Na presença de fumaça, cubra o nariz com um pano, de preferência molhado. Dependendo do que estiver em chamas, a fumaça inalada pode ser fatal. Se o local já estiver coberto por fumaça, abaixe-se e saia rastejando do local.

13.  Caso seja impossível sair do local com segurança, procure uma sala com janela. Molhe-a, se possível, para que dificultar o alastramento das chamas. Feche a porta da sala sem trancá-la. Vede frestas com cobertores, tapetes, ou qualquer tecido para que a fumaça não entre. E sinalize até que sua posição seja identificada.

Se o edifício onde você mora ou trabalha possuir um sistema de sprinklers que esteja de acordo com as normas estabelecidas pelos Corpos de Bombeiros estaduais, que normalmente indicam as referências técnicas de projeto e instalação da ABNT NBR 10897:2014 e da NFPA13, as chances de sair ileso de um incêndio são grandes. Por isso, mantenha-se atualizado sobre todas as regulamentações federais, estaduais e municipais, para que todos os riscos de incêndio sejam minimizados.
Para prevenção de incêndios de forma eficaz, instale um sistema de sprinklers certificados.

Para conhecer os modelos da SKOP, clique aqui.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: