NOTÍCIAS & EVENTOS

12 de agosto de 2020 / Por / 0 Comentário

Proteção contra incêndio – 5 conteúdos essenciais sobre o tema

Saber as medidas de proteção contra incêndios é indispensável para sua segurança e das pessoas ao seu redor. Para conhecer mais sobre essas ações, leia o artigo.

proteção contra incêndio

Se há algo que muitos têm consciência é do perigo de um incêndio e dos danos que ele pode resultar. É válido lembrar que nenhum local está isento desse tipo de acidente. Por isso, é essencial saber as medidas de proteção contra incêndio, para evitar esse incidente e, caso ele ocorra, conseguir atuar efetivamente no combate às chamas. 

Neste artigo, separamos alguns conteúdos essenciais para lhe ajudar na proteção contra incêndio. Continue a leitura e descubra!  

Conheça o porquê da proteção contra incêndio 

Antes de mais nada, é importante compartilhar o motivo de saber sobre a proteção contra incêndios. Como mencionamos anteriormente, esse tipo de acidente pode causar danos irreversíveis. Podemos citar a perda de residências, de empresas, de equipamentos e ferramentas essenciais para seu dia a dia. Além disso, um incidente com fogo, devido a sua periculosidade, pode ocasionar desde lesões físicas até óbito. 

Então, saber como prevenir e combater acidentes assim é de grande importância para garantir a segurança de todos. Primeiramente, é preciso saber que a proteção contra incêndio vai além do combate ao mesmo. Existem diversas ações e medidas para assegurar que não ocorra um desastre. 

Por isso, na construção civil, são divididas em 3 fases: prevenção, proteção e combate. Na etapa da prevenção, é necessário analisar o tipo de material a ser utilizado na construção de um edifício, por exemplo. Isso porque alguns itens facilitam a condução do fogo e não devem ser utilizados, principalmente, em rotas de fuga e saídas de emergências. 

Na fase de proteção, é importante saber o tempo de resistência ao fogo, assegurando a estrutura. E, por último, na etapa do combate, é indispensável ter os equipamentos anti-incêndio, deixá-los sinalizados para que, caso aconteça um princípio de fogo ou um acidente mais grave, a evacuação seja efetiva. 

Já para as empresas há a Norma Regulamentadora NR 23. Ela é uma diretriz do Ministério do Trabalho e traz as orientações relacionadas à proteção de incêndios em ambientes comerciais. Existem ainda a Norma de Projeto e Instalação ABNT NBR10897:2014, bem como outras Normas da ABNT e Normas Técnicas dos Corpos de Bombeiros que regulamentam as exigências em cada estado do Brasil. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

 Agora que você já sabe o porquê da proteção de incêndios, separamos alguns conteúdos indispensáveis sobre o assunto. Com certeza, você ficará ainda mais preparado para agir na prevenção desse tipo de incidentes. Confira! 

Conteúdos essenciais para atuar na proteção contra incêndios 

Apesar de ser de grande importância para todos, nem sempre sabemos o que fazer para estarmos protegidos contra incêndios. Então, destacamos alguns conteúdos que farão a diferença em seu dia a dia. Descubra agora e ponha em prática! 

1. Medidas de segurança em caso de incêndio

Como mencionamos, a proteção contra incêndio começa bem antes da emergência. Assim, algumas ações de segurança devem fazer parte do seu cotidiano, tanto na sua residência quanto em ambiente de trabalho. Porém, mesmo assim, os acidentes com fogo podem acontecer. Caso isso ocorra, existem algumas medidas a serem tomadas. São elas: 

  • Acionar o Corpo de Bombeiros. Dica: mesmo que seja de conhecimento popular o número do batalhão (193), é bom sempre ter salvo em seu celular esse contato; 
  • Procure manter a calma e não grite; 
  • Agache-se próximo ao solo, caso haja muita fumaça. Nessa posição, tente sair do ambiente imediatamente. E, em hipótese alguma, volte para buscar seus pertences; 
  • Mantenha-se vestido e tente colocar um pano molhado sobre o nariz. Ele ajudará a reduzir a inalação das toxinas presentes na fumaça; 
  • Ajude outras pessoas a saírem do ambiente somente se você estiver em condições. Caso alguém precise de socorro, este deve ser feito em local externo, sem a presença de fogo ou fumaça; 
  • Nunca entre em uma edificação em chamas e sempre busque a saída de emergência mais próxima em direção à rua; 
  • Colocar um pano molhado sobre o nariz reduz a inalação de toxinas, mas não repõe o oxigênio no ambiente. É indicado exclusivamente para fugas rápidas. 

Essas são apenas algumas ações para a hora da emergência. Lembre-se de que o mais preparado para atuar na hora do fogo é um agente do Corpo de Bombeiros. Por isso, o primeiro item dessa lista é muito importante. 

2. Tenha um PPCI

Contar com um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) é indispensável para proteger tanto pessoas quanto propriedades, auxiliando no impedimento da ocorrência de acidentes com fogo e de suas consequências. 

O PPCI visa a implementar, controlar, monitorar e revisar padrões e protocolos de segurança, garantindo o cumprimento desses. É importante ressaltar que essa é uma obrigação legal em instalações comerciais, prédios, indústrias, residências com mais de um andar, entre outros. 

Esse plano é de responsabilidade do proprietário do local e deve ser elaborado por um profissional, acatando as especificações do Corpo de Bombeiros. Além disso, uma cópia do documento deve ser disponibilizada para todos os funcionários, no caso de empresas, e para os moradores, em condomínios e edifícios. 

Neste link explicamos tudo sobre o PPCI. Acesse e saiba mais! 

3. Previna-se de curtos-circuitos

Você sabia que os curtos-circuitos são um dos principais acidentes elétricos e que provocam sérios prejuízos? De forma resumida, o curto-circuito acontece quando um fio é superaquecido, por conta da passagem de corrente elétrica, entra em contato com um objeto ou outro fio condutor. Esse incidente, além de causar danos no aparelho e no sistema elétrico, pode provocar um choque no usuário ou, ainda, um incêndio. 

Por isso, também é importante atuar em prevenção aos curtos-circuitos e evitar problemas mais sérios. Então: 

  • Antes de usar a tomada, verifique-a. Se apresentar marca de queimadura, cheiro de queimado, som ou estalo, ou ainda sair faísca, o seu funcionamento não está 100%; 
  • Verifique os aparelhos antes de conectá-los à tomada. Cordas, fios ou revestimentos danificados, rachaduras no dispositivo e, claro, circuitos expostos são sinais de que você pode ter problemas; 
  • Em tempestades, evite a utilização da rede de energia. Os relâmpagos já possuem uma carga alta de força e, ao entrarem em contato com o sistema domiciliar, por exemplo, podem causar o curto; 
  • Faça a manutenção da sua rede elétrica. Verifique o disjuntor e todo o sistema, pelo menos, uma vez ao ano. Para isso, conte com a ajuda de um profissional. 

4. Grandes eventos: saiba como proceder na prevenção de incêndios

Na hora de organizar um evento, jamais esqueça que, infelizmente, incidentes podem acontecer. Por isso, possuir um plano de prevenção a incêndios, além de outros procedimentos padrões de segurança, é muito necessário. 

Primeiramente, é preciso ter uma autorização e, também, um alvará de funcionamento. Além disso, medidas de prevenção, como saídas de emergência, sinalização, extintores e outros procedimentos são obrigatórios, tudo de acordo com a classificação do seu evento. Neste link, você pode conferir todos os detalhes para se precaver de incêndios em grandes festividades. Confira! 

5. Conte com dispositivos que atuam na prevenção e segurança contra incêndios

O uso de dispositivos como os detectores de fumaça e sprinklers atuam na prevenção contra incêndios de forma efetiva. O primeiro equipamento, por exemplo, possui um sensor para detectar a fumaça, como seu nome já explica, e um alarme sonoro para alertar as pessoas. São bastante comuns em prédios (comerciais e residenciais), hospitais, shoppings etc. Se você quiser saber mais sobre esse dispositivo, acesse o link e confira o artigo que preparamos sobre o seu funcionamento. 

Já os sprinklers são os primeiros a atuar em caso de um incêndio. Instalados nos tetos das empresas e residências, ativam-se por estímulos do calor de um acidente com fogo. De maneira mais simples, são os chuveiros automáticos projetados para serem acionados quando o ambiente atingir uma temperatura pré-determinada. Se você quiser saber mais sobre os sprinklersacesse o guia essencial que preparamos. 

É importante ressaltar que ambas ferramentas são grandes aliadas na prevenção contra incêndios e que suas instalações devem seguir padrões técnicos, orientados por Normas, como as da ABNT. Esses padrões são exigidos pelas legislações estaduais, decretos e Instruções Técnicas dos Corpos de Bombeiros (ITs). 

Esses são alguns conhecimentos que servirão para auxiliar na proteção contra incêndios. Mas, em caso de acidente com fogo, mesmo realizando todas essas medidas, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros. Continue acompanhando nosso site para saber mais sobre esse assunto.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×