Um dos tipos de acidentes domésticos mais comuns são aqueles que ocorrem perto do fogo. Cozinhar é um ato diário de amor e, como tradição, é o que une famílias na mesa à gerações.
Mais normal do que se imagina, esquecer panelas no fogo enquanto estamos “fazendo outra coisa” é a oportunidade perfeita para causar um incêndio em uma cozinha.
A primeira reação que nos vem em mente quando queremos apagar o fogo é: água. Porém, quem já teve a experiência de jogar um copo d’água em uma panela pegando fogo sabe que não é bem assim. A água em contato com o fogo direto em uma cozinha causa acidentes devastadores que vão de teto e paredes queimadas até queimaduras de segundo e terceiro grau no nosso corpo.
Ao jogar água em uma panela pegando fogo, você causa uma explosão. Mas, por quê? Vamos voltas às aulas de Química: por causa da densidade e do ponto de ebulição da água e do óleo.
O óleo é menos denso que a água, logo, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar. Se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.
Assim, ao jogar a água – por ser mais densa – ela “tentaria” afundar, passando pelo óleo que está muito quente. Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar.
Para que a combustão ocorra é necessário o oxigênio do ar. Assim, o correto é não tocar na panela, desligar o fogo e colocar uma tampa ou pano úmido por cima da panela para impedir que o oxigênio alcance as chamas e, consequentemente, elas se apaguem.
Gostaria de conhecer melhor sobre o *SPRINKLERS* O guia essencial.
Boa noite e aguardando respostas!
Nesta situação pode usar estitor de pó químico?
Aguardo uma resposta
Bom fim de semana