NOTÍCIAS & EVENTOS

9 de outubro de 2020 / Por / 0 Comentário

Combate a incêndio e primeiros socorros: procedimentos de segurança

Os procedimentos de segurança são indispensáveis para o combate a incêndios e primeiros socorros. Neste artigo, você saberá o porquê e sua importância. Confira!

Combate a incêndio e primeiros socorros: procedimentos de segurança

Qualquer edificação, seja ela comercial ou residencial, está sujeita a sofrer acidentes com fogo. Por isso, é muito importante ter medidas de prevenção a esses desastres. Também é indispensável que as pessoas tenham conhecimento de quais procedimentos de segurança são ideais para o combate a incêndio e os primeiros socorros.  

Por isso, neste artigo, explicaremos melhor quais as medidas você deve tomar e como agir em caso de um incidente como esse. Continue a leitura e saiba mais.  

Importância de manter os procedimentos de segurança 

Uma calamidade com fogo pode tomar proporções muito grandes, causando danos irreversíveis, como perdas materiais e físicas. Em muitos casos, resulta em consequências como óbitos. Por isso, é de grande importância saber os procedimentos de segurança que visam ao combate a incêndios e, também, os primeiros socorros. 

Algo imprescindível e que muitos acabam não levando em consideração, são as medidas de segurança com o intuito de garantir a proteção contra esse tipo de acidente. Tais como saídas, sinalização e iluminação de emergência e de segurança são alguns exemplos. Você poderá conferir mais neste link. 

Por esse motivo, é indispensável que as edificações tenham um Plano de Prevenção e Proteção contra incêndios. Ele deve ser elaborado por profissionais preparados e seguir as especificações do Corpo de Bombeiros de cada estado. Lembramos que cada unidade federativa possui uma regulamentação específica. Para saber tudo sobre o PPCI, confira o link. 

Ainda, é válido ter consciência de que algumas ações servem tanto para a prevenção quanto para o combate a incêndios. É o que veremos a seguir. 

Veja o como agir na hora do fogo  

Em uma edificação, um acidente com fogo pode ser iniciado devido a vários fatores. Podemos citar falhas na rede elétrica, superaquecimento de equipamentos eletrônicos e, até mesmo, a negligência humana – um descarte errado de cigarro, por exemplo. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Quando o fogo toma grandes proporções, é necessário combatê-lo. A primeira ação, mesmo se você tiver equipamentos de segurança, é ir para um lugar seguro e chamar o Corpo de Bombeiros, ligando para o número 193. É importante ter este número gravado no seu telefone celular ou em locais visíveis. Enquanto a corporação não chega, outras medidas são importantes, como: 

  • agachar-se próximo ao solo em caso de muito fumaça e, nessa posição, tentar sair do ambiente o quanto antes; 
  • usar um pano molhado no nariz para reduzir a inalação de fumaça (toxinas). Este procedimento não repõe o oxigênio no ambiente e é indicado exclusivamente para fugas rápidas; 
  • ajudar as demais pessoas a deixarem o local, se tiver condições; 
  • procurar pelas saídas de emergências que devem ser sinalizadas; 
  • tentar manter a calma e evitar gritos; 
  • manter-se vestido; 

Outras dicas valiosas, são:  

  • Não volte de forma alguma para buscar objetos materiais; 
  • Nunca suba em uma edificação, sempre busque a saída de emergência mais próxima em direção a rua; 
  • A ajuda a qualquer tipo de vítima deve ser feita em local externo e extremamente seguro, sem qualquer tipo de concentração de fumaça ou fogo. 
  • Nunca retorne para dentro do ambiente, deixe que um profissional faça isso por você. 

Curiosidades sobre incêndios: Quando sua residência estiver vazia, sem ninguém em casa, procure manter as janelas e portas internas fechadas, em um princípio de incêndio a porta fechada ajuda a manter o fogo isolado. 

Essas são apenas algumas das medidas de segurança em caso de incêndio. Para garantir que o acidente não tome grandes proporções, ou para minimizar os estragos que ele pode causar, é indispensável contar com equipamentos de segurança e realizar alguns procedimentos, como você verá a seguir. 

Equipamentos de combate ao fogo: ajuda eficaz 

Esses itens agem como combatentes às chamas, mas, em muitos casos, também servem para prevenir que um incêndio se inicie. Caso ele ocorra, ajudam a controlar sua propagação até a chegada dos bombeiros. Portanto, é necessário tê-los em sua edificação ― e, às vezes, até é obrigatório, dependendo da recomendação de cada estado.  

É o caso dos extintores. Um dispositivo que contém, em seu interior, um agente que elimina as chamas. No mercado, existem várias opções, cada uma recomendada para um tipo específico de incêndio.  

Também, outra medida de prevenção e combate a incêndio é contar com sistemas preventivos fixos. Estes são instalados nas edificações. Um dos sistemas que damos destaque é o de chuveiros automáticos. São compostos por sprinklers e são muito eficazes para garantir a segurança em edificação. Inclusive, são eles que atuam no combate às chamas enquanto o Corpo de Bombeiros se dirige ao local do acidente. 

Para mostrar melhor a importância desse sistema, separamos o vídeo de uma simulação, feita pela ABSpk do Rio de Janeiro. Confira! 

Os chuveiros automáticos são utilizados em todo o mundo, exatamente por essa eficiência ao combater o fogo. Para saber tudo sobre os sprinklers, acesse este artigo em nosso site. 

Os primeiros socorros em caso de incêndios 

Em um acidente, os primeiros socorros podem fazer a diferença para as vítimas da ocorrência. Sua importância é tanta que está no artigo 135 do Código Penal brasileiro. Mesmo uma pessoa leiga da área da saúde, tem o dever de ajudar quem se encontra em perigo, nem que seja chamando os socorristas. A pena para essa negligência é de detenção de 1 a 6 meses ou multa. 

Em caso de incêndio, as primeiras medidas são procedimentos que mencionamos neste artigo: manter a calma, procurar a saída de emergência, chamar os bombeiros etc. Também, indica-se, “quando possível fazê-lo sem risco pessoal” (CP, Art. 135), retirar a vítima do local e levá-la para local seguro. Não oferecer líquidos sem autorização dos socorristas também é muito importante. Além disso, apenas se você tiver mais conhecimento de como efetuar pequenos socorros: 

  • verifique se a vítima está respirando normalmente. Caso não, faça a respiração boca a boca. Após a pessoa voltar a respirar, máscaras de oxigênio devem ser utilizadas; 
  • caso o coração não esteja batendo, a massagem cardíaca deverá ser feita. Para isso, a vítima deverá ser deitada, com a barriga para cima, para os procedimentos sejam realizados. 

IMPORTANTE: As dicas acima são apenas indicativas, pois para realizar os procedimentos de primeiros socorros, a pessoa deve ter o treinamento adequado. Não recomendamos realizar quaisquer procedimentos sem o devido conhecimento para isso. 

Todos os demais procedimentos devem ser realizados por profissionais do Corpo de Bombeiros e socorristas. 

Neste artigo, você pôde conhecer apenas alguns procedimentos de segurança para combate a incêndios e os primeiros socorros. Lembre-se que o primeiro procedimento é sempre manter a segurança do local, com equipamentos e medidas preventivas. Para conhecer mais sobre combate a acidentes com fogo, continue acompanhando nosso site. 

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×