NOTÍCIAS & EVENTOS

20 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Aplicação de sprinklers em risco c-2 e j-4

Tema 8: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação de sprinklers em risco c-2 e j-4

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

32)Qual seria a melhor literatura para ajudar um projetista no processo de definição de sprinklers para os riscos C-2 e J-4 em galpão de armazenamento? (ver também nº31, casos 1 e 2)

Umas das literaturas mais indicadas para quem quer realmente aprender sobre “sprinkler” e seus sistemas é o livro “Layout, detail and calculation of fire sprinkler system”, editado pela NFSA, associado à utilização do Handbook da NFPA 13.

A classificação C-2 e J-4 são do Corpo de Bombeiros e não refletem a proteção por chuveiros automáticos, dão apenas uma ideia geral sobre o assunto. Eventualmente, existe a possibilidade do projetista definir “sprinklers” fator K115 para um galpão classificado como J-4 e “sprinklers” ESFR K25 para galpão classificado como C-2. Não é recomendado associar diretamente um determinado fator K com a classificação da ocupação específica, pois grande parte dos erros estão exatamente nesta associação.

A classificação J-4 é para galpões de estocagem com carga de incêndio acima de 1200 MJ/m². É possível ter esta situação com armazenagem baixa (1,5 a 3,0m) com proteção definida no capítulo 13 da NFPA 13 que, provavelmente, indicará um risco ordinário 2. É possível também ter uma armazenagem alta e aí ter que trabalhar com proteções para estocagem.

A classificação C-2 é aplicada a supermercados com cargas de incêndio acima de 800 MJ/m2. Um supermercado comum tem estocagem baixa e é classificado pela NBR 10897 e NFPA 13 como ordinário 2, porém sua área de depósito ou mesmo se este supermercado for atacadista (ex.: Sums club, Makro, Assaí e afins) será necessário proteger (classificar) como estocagem alta.

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×