NOTÍCIAS & EVENTOS

15 de março de 2020 / Por / 2 Comentários

Aplicação de sprinklers em teto inclinado – galpão de estocagem classe i a iv

Tema 13: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação de sprinklers em teto inclinado - galpão de estocagem classe i a iv

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

37)Atualmente, qual a indicação para implantar sistema de proteção contra incêndio em depósito com as características abaixo?

•Pé direito de 10,30m;
•Altura de armazenagem: 7,00 metros;
•Inclinação do Telhado: 14°;
•Mercadoria classe I a IV nos termos da IT 24/2018;
•Armazenamento em estrutura porta-paletes vazadas, sem barreira sólida;
•Telhado tipo shed (dente de serra)

A proposta inicial era a utilização de sprinklers ESFR JL17 (K=243), porém, o modelo foi vetado pois sua utilização só é permitida até 9,5° de inclinação. Contudo, a melhor solução é o uso do N252 in-rack da Reliable no rack conforme a NFPA 13/2019 prevê

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Compartilhe:

2 Comentários

  • Victor disse:

    O Sprinkler ESFR-25 da concorrente possui certificação FM para específicas com altura de teto maior que 13,7 m, indo até e inclusive 14,6 m, com altura de arranjo de armazenamento de até e inclusive 13,1 m. Desde que a inclinação máxima seja de com elevação de 2 polegadas para cada seção de 12 polegadas (16,7%).

    Pergunto a SKOP se não serviria para o caso acima e a justificativa, por gentileza.

    • Braulio Viana disse:

      Olá Victor.
      Neste caso, nenhum modelo ESFR poderia ser aplicado diretamente no teto justamente pela inclinação do mesmo ser maior que 9,5°. Por isso foi dada a sugestão da solução in-rack. É possível que existam outras soluções técnicas, as quais não foram consideradas neste post.
      Vale ressaltar também que, sprinklers ESFR certificados, similares técnicos, atenderão aos critérios da NFPA, independentemente do fabricante.
      Agradecemos sua rica contribuição e aguardamos suas considerações em outros conteúdos.

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×