NOTÍCIAS & EVENTOS

5 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Sistema de pré-ação, simples e duplo, em ramal montado em “grid”

Tema 23: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Sistema de pré-ação, simples e duplo, em ramal montado em “grid”

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

47)Sistema de pré-ação com ativação simples (“single interlock”) pode ter ramais com tubulação montada em “grid” quando instalado em área de estocagem?

Sim. Apenas em ocupações de armazenamento variado (“miscellaneous storage”). O sistema de ativação simples com tubulação em “grid” é proibido em todos os demais tipos de armazenamento e em sistemas de pré-ação com ativação dupla (“double interlock”), conforme critério 7.3.2.6 da NFPA 13 e 6.2.5.5 da ABNT NBR10897:2014.

48)Sistema de pré-ação com ativação dupla (“double interlock”) pode ter ramais com tubulação montada em “grid”?

Não. O sistema de pré-ação com ativação dupla (“double interlock”) com tubulação em “grid” é proibido, conforme critério 7.3.2.6 da NFPA 13 e 6.2.5.5 da ABNT NBR10897:2014

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×