NOTÍCIAS & EVENTOS

28 de dezembro de 2018 / Por / One Comment

Quais os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio?

Entendendo como o fogo se espalha, você pode estar melhor equipado para apagá-lo e minimizar seus avanços durante os cinco primeiros minutos, cruciais para o aumento das chamas.

Skop-blog-DEZ-art2

A maioria dos incêndios domésticos e comerciais começam dentro do prédio. Por exemplo, um cigarro aceso jogado em uma lata de lixo cheia de papel poderia incendiar-se. Se o fogo não for extinto nesta fase inicial, ele pode se espalhar por toda a estrutura.
Mas como as chamas se espalham além dos limites da lata de lixo para o resto do prédio? Saiba mais sobre essa força destrutiva para ajudar a evitar que ela danifique suas propriedades!

O que é fogo?

Pode parecer uma pergunta boba, mas saber o que é fogo é essencial para entender melhor sobre os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio.

O fogo é um processo químico que requer três coisas: oxigênio, combustível e uma fonte de ignição. Sem um desses fatores, um incêndio não pode começar.

Em todos os processos químicos, as moléculas se rearranjam e a energia é absorvida ou expelida. Quando um incêndio começa, ocorre um processo chamado oxidação, o mesmo processo que faz com que o metal enferruje.

A oxidação acontece quando átomos de oxigênio se combinam com carbono e hidrogênio para formar dióxido de carbono e água. Quando o metal enferruja, o processo acontece muito lentamente, mas quando um fogo queima, o calor e a energia são liberados muito rapidamente.

A taxa de oxidação é especialmente rápida com fontes de combustível, como papel e madeira. Quando o calor não consegue se dissipar mais rápido do que o criado, ocorre a combustão.

É isso que cria a chama e o calor que chamamos de fogo. Fumaça composta de partículas não queimadas, água evaporada e dióxido de carbono também são produzidos, embora com um processo de queima mais limpo produzirá menos fumaça.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Como o fogo se espalha?

Uma vez iniciado, é provável que um incêndio no prédio se espalhe até que todo o combustível seja consumido. Isso pode ter consequências devastadoras para sua casa ou empresa, especialmente sem um sistema de sprinklers.

Entendendo como o fogo se espalha, você pode estar melhor equipado para apagá-lo e minimizar seus avanços durante os cinco primeiros minutos, cruciais para o aumento das chamas. Veja abaixo os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio:

  1. Produtos químicos e combustíveis: quando o fogo entra em contato com produtos químicos de laboratório, produtos de limpeza, tintas e outros, ele aumenta sua temperatura agressivamente, estimulando-o a se espalhar;
  2. Espaço aberto: um prédio com estrutura interna limitada queima muito mais rápido do que um com corredores e portas fechadas — este foi um dos problemas encontrados no Museu Nacional, queimado em setembro de 2018. Paredes e portas prendem o fogo e impedem que as chamas e a fumaça se espalhem. Enquanto o fogo eventualmente queimará a estrutura e continuará a se espalhar se for deixado por conta própria, uma equipe de combate a incêndios terá um tempo muito mais fácil de apagar as chamas em um prédio com mais paredes e portas, especialmente se essas estruturas forem construídas para suportar calor e dano de um fogo;
  3. Materiais de construção: Enquanto um incêndio pode queimar praticamente qualquer prédio moderno, os edifícios resistentes ao fogo feitos de concreto e aço reduzem a propagação do fogo melhor do que estrutura de madeira;
  4. Ventilação: edifícios com aquecimento central ou ar condicionado têm dutos, o que permite que as chamas e a fumaça se espalhem entre os andares de um prédio, mesmo quando a estrutura é composta principalmente de concreto e aço;
  5. Água: em alguns casos, a água não é o melhor extintor de incêndio. Incêndios com graxa, por exemplo, podem se espalhar mais rapidamente quando mergulhados em água. Um extintor de incêndio especial ou bicarbonato de sódio deve ser usado para sufocar e parar a propagação desse tipo de incêndio.

Muitos fatores descritos acima são difíceis — ou mesmo impossíveis — de serem eliminados de um edifício. Por isso, ter um sistema contra incêndio completo, contando com sprinklers e alarmes, é fundamental para reduzir ou mesmo evitar completamente os danos das chamas.

Entre em contato conosco agora mesmo e veja como os sprinklers da Skop podem te ajudar a manter suas edificações seguras contra o fogo!

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

1 Comentário

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×