NOTÍCIAS & EVENTOS

15 de julho de 2021 / Por / One Comment

Riscos de incêndio em ambientes fechados

Com as mudanças que estamos vivendo atualmente, alguns ambientes fechados apresentam mais riscos de incêndio. Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo.

riscos de incêndio.

Nos últimos anos, muitas mudanças aconteceram na sociedade. Diversas áreas do mercado estão cada vez mais tecnológicas e os ambientes virtuais se tornaram uma realidade na vida de muitos. Com a pandemia de Covid-19, em 2020, houve um aceleramento do que é a chamada Transformação Digital. Várias empresas precisaram aderir ao home office, indústrias investiram ainda mais em inovação, entre outras coisas. Com isso, os riscos de incêndio em ambientes fechados mudaram.

E é sobre isso que falaremos neste artigo. Sobre as modificações de alguns ambientes, assim como as chances de acidente com fogo que eles podem ter. Continue a leitura e saiba mais!

O que você precisa saber sobre riscos de incêndio em ambientes fechados

De modo geral, os acidentes com fogo são sempre preocupantes e assustadores, indiferente do lugar. Mas, no nosso dia a dia, há ambientes com riscos de incêndios que, muitas vezes, passam despercebidos: locais fechados, como casas, indústrias e escritórios. Tanto que a ABNT NBR 10897:2020, em seus anexos, classifica as edificações conforme seu risco de incêndio.

Entretanto, como mencionamos, estamos sofrendo diversas mudanças em nosso cotidiano e pontos que antes já mereciam atenção, agora precisam que ela seja redobrada. Diante dessas transformações, separamos 4 ambientes fechados que também mudaram e necessitam de prevenção contra incêndios. Em cada tópico, falaremos um pouco sobre o que você precisa saber sobre eles. Acompanhe!

1. Home office

A prática de trabalho remoto já vinha sendo aderida por muitas pessoas e, com a crise sanitária do novo coronavírus, se intensificou. Assim, as residências passaram a ser, também, os escritórios de muitos e, com isso, há mais consumo de energia, por exemplo. Para conhecimento, uma das maiores causas de incêndios em residências são as sobrecargas da rede elétrica, assim como instalações mal feitas, antigas ou depredadas.

No artigo Quais são os riscos de incêndio em home office?, explicamos com mais detalhes as situações que podem resultar em acidente com fogo. É importante mencionar que, diante desse cenário, há uma necessidade de adequar o layout residencial ao ambiente de trabalho. Atualmente, as casas são classificadas no grupo A de risco de incêndio, de pequeno a médio. Mas, agora as que têm home office, aumentarão as chances de acidentes com fogo.

2. Indústrias 4.0

Outro ambiente que vem mudando nos últimos anos é o da indústria. Com a 4ª Revolução pela qual o setor vem passando, esses locais vêm automatizando processos e estão recebendo novas máquinas, mais tecnológicas. Essas, não visam a acabar com o trabalho humano, mas a ajudá-lo. Porém, é inegável que os robôs serão parte das equipes desses locais. Embora ainda seja um cenário distante do brasileiro, por aqui já encontramos ambientes onde existem apenas máquinas: os data centers.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Bom, na indústria 4.0 serão necessárias diversas alterações estruturais e de layout, assim como adequações de sistemas elétricos, de segurança, entre outros. Tudo isso, a fim de evitar incêndios. Afinal, quanto mais máquinas, mais risco desse tipo de acidente acontecer.

3. Coworkings

Esses espaços que são idealizados para parecerem escritórios, mas são compartilhados com outros profissionais e empresas, também cresceram nos últimos anos. E, com muitas pessoas utilizando seus dispositivos, como computadores, há bastante uso de rede elétrica.

Assim, esses locais devem ser planejados para que os riscos de incêndio sejam menores. Como são ambientes relativamente novos, continuam apresentando pequenas chances desses incidentes.

Saiba mais sobre esses espaços, lendo Impactos do crescimento do Home Office nos escritórios, nos espaços de Coworking e nas arquiteturas/mobilidade urbana.

4. Shopping centers

Você pode ficar surpreso, mas os shopping centers estão mudando também. Estão deixando de ser um lugar de passeio para ser um local de encontro. Tanto que muitos já possuem espaço de convivência e, até mesmo, para a realização de reuniões. Também, as praças de alimentação ganharão mais destaque em dois sentidos: as pessoas se concentrarão mais nesse ambiente. Além disso, deverão contar com um espaço para que os entregadores de comida ― delivery ―  esperem os pedidos ficarem prontos.

Os shopping centers, diante dessas transformações, sofrerão poucas adaptações. Afinal, já devem seguir uma normatização, contando com sprinklers e outros dispositivos que atuem na prevenção e combate a incêndios.

Os ambientes fechados, principalmente diante das mudanças que a sociedade vem sofrendo, precisam de atenção quando o assunto é prevenção a acidentes com fogo. Isso porque, como você viu neste artigo, alguns locais aumentaram os riscos de incêndio. Saber mais sobre esse assunto é essencial para garantir a segurança desses espaços. Para lhe ajudar, nossos especialistas prepararam um e-book. Baixe gratuitamente: Novos Riscos de Incêndio X Velhos Ambientes.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

1 Comentário

  • José Martins Azevedo disse:

    Muito bom o artigo, eu fui atender um cliente que esta trabalhando em home office, e houve um aumento muito grande de consumo de energia devido a quantidade de equipamentos que ele teve de instalar.

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×