INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CENÁRIO ATUAL (orçamentos, pedidos, produção fabril e entrega):

• Aproveite a vantagem dos preços estáveis da Skop

• Mantenha sua programação de pedidos e negocie as entregas dentro do melhor prazo possível

• Evite os sérios problemas de filas e desabastecimento

SAIBA MAIS

NOTÍCIAS & EVENTOS

17 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Aplicação em teto inclinado de galpões de armazenamento de polietileno e polipropileno com 25.000m2

Tema 11: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação em teto inclinado de galpões de armazenamento de polietileno e polipropileno com 25.000m2

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

35)Será necessária a colocação de um forro em todo o telhado com inclinação maior que 16,7% ou haveria uma outra solução para a aplicação descrita abaixo?

APLICAÇÃO: Projeto de um Sistema de sprinklers em 3 galpões de armazenagem de Polietileno e Polipropileno, com 25.000m² de área cada um, e com aproximadamente 2400 sprinklers em cada galpão. Segundo as normas vigentes (vide considerações abaixo), o entendimento inicial é que o teto não pode ter inclinação maior que 16,7%, e neste caso específico, o teto terá inclinação de 28%, sendo necessária a instalação de forro com material incombustível

AVALIAÇÃO INICIAL

Quanto à classificação:

1)O capítulo 4 da ABNT NBR 10897/2014 define as ocupações de acordo com os seguintes graus de risco:

•Risco Leve (Item 4.1);
•Risco Ordinário Grupos I e II – no risco ordinário grupo II, incluem-se áreas de estocagem com altura de estocagem máxima de 3,70m (Item 4.2);
•Risco Extra Grupos I e II (Item 4.3);
•Áreas de Armazenamento (Item 4.4) – A NBR10897 não dispõe dos parâmetros de projetos para sistemas de sprinklers em áreas de armazenamento e indica a ABNT NBR13792 para este fim.

2)Desta forma as áreas de armazenamento foram classificadas de acordo com os requisitos da IT24/2018 do CBMESP e da NFPA 13, como se segue:

eBook: Sprinklers: O guia essencial

•Ocupação: J4 – Depósito de armazenamento de mercadorias classe I a IV (pilhas sólidas de plásticos grupo A, expandido) sobre paletes em racks;
•Altura máxima de estocagem: 5,50m;
•Edificação térrea
•Altura máxima da edificação 10,00m. 3)Sendo assim, os requisitos para a instalação do sistema de sprinklers devem estar de acordo os itens 5.2.2 da IT24/2018 (Proteção de mercadoras Classe I A Classe IV paletizadas, em pilhas sólidas em caixas tipo bin-box ou em estantes) e 5.2.3.1.3 (Plásticos Grupo A e os plásticos Grupo B devem ser protegidos da mesma maneira que as mercadoras Classe IV.)

Quanto à inclinação:

1)O item 5.1.7 da IT-24/2018 do CBMESP estabelece que: “Os critérios especificados neste capítulo devem ser aplicados à edificações cujos os tetos não tenham inclinação superior a 16,7%”.

2)O item 12.1.2 da NFPA 13 Estabelece que:
– “CEILING SLOPE – The sprinklers system criteria especified in chapter 12 and chapters 14 through 20 are intended to apply to buildins with ceiling slopes no exceedind 2 in 12 (16.7 percent) unless modified by a specific section in chapter 12 and chapter 14 through 20.”
– TRADUÇÃO: Inclinação da Cobertura “Os critérios para sistema de sprinklers especificados no capítulo 12 e nos capítulos 14 a 20 devem ser aplicados a empreendimentos com inclinação de teto não excedendo 2 em 12 (16,7%), a menos que modificados por uma seção específica no capítulo 12 e nos capítulos 14 a 20.”

Conclusão da análise inicial, feita por quem solicitou o suporte técnico:

Como se trata de um depósito onde é exigida a instalação de sistemas de sprinklers em função do tipo de mercadoria armazenada e para atendermos os requisitos exigidos nas Normas citadas, recomendo a instalação de forro em material incombustível, não havendo necessidade de instalação de sprinklers no entreforro.

Considerações adicionais de um segundo especialista:

Acredito que a melhor solução para este caso é o uso da solução N252 (K25 da Reliable) no intra-rack. A NFPA 13/2019 prevê o uso de bicos K25 de cobertura estendida instalados nos racks. Neste caso, a solução seria a proteção até o penúltimo nível de estocagem com bicos in-rack e o último nível ser protegido pelo teto desde que o mesmo não tenha estocagem com altura maior que 1,5m, pois neste caso este último nível seria protegido pelo capítulo 13 da NFPA.

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×