NOTÍCIAS & EVENTOS

12 de março de 2020 / Por / 2 Comentários

Aplicação de sprinklers em galpão frigorificado

Tema 16: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Aplicação de sprinklers em galpão frigorificado

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

40)Atualmente, quais as possibilidades mais indicadas para prover proteção contra incêndio em galpão frigorificado de armazenamento com as características abaixo?

•Pé direito de 12,80m;
•Mercadoria Classe III em porta paletes com corredores de largura mínima de 2,4m;
•Altura máxima de estocagem de 11,60m;
•Refrigerado com temperatura de -20ºC
•Tipo de proteção pretendida: Somente teto!

Para atender a condição do sprinkler aplicado unicamente no teto, o coeficiente de descarga (Fator K) do sprinkler deverá ser bem elevado. Há fabricantes que disponibilizam sprinklers com fator K34. Caso o fabricante não disponibilize um sprinkler com fator K elevado o suficiente, possivelmente, não seria possível ter sprinklers apenas no teto, sendo necessário aplicar sprinklers intraprateleira (intra-rack ou in-rack). Vale lembrar que o critério 6.2.5.4.1 da ABNT NBR10897:2014 proíbe a instalação de sprinkler na posição pendente em sistemas de tubulação seca, como os de pré-ação, exceto que se utilize curvas de retorno fora da área sujeita ao congelamento (6.2.5.4.3).

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

Compartilhe:

2 Comentários

  • Victor Moraes disse:

    Parabéns a Skop pela idoneidade na resposta. De Fato, existem bicos com certificação pela FM k-34 que podem proteger depósitos com altura de estocagem até 15,20m, altura de teto de até 16,80 e largura mínima de corredores de 1,80m. Utilizando como critério de cálculo 9 sprinklers em funcionamento simultâneo a uma pressão de 3.8bar.

    • Braulio Viana disse:

      Prezado Victor.
      Ficamos muito lisonjeados com seu comentário e agradecemos sua contribuição técnica.
      Contamos com sua rica participação em outros conteúdos de nosso blog.

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×