As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.
45)É permitida a instalação de sprinklers K-115 em um armazém logístico onde o equipamento ficaria a cerca de 12m do chão e cujo defletor ficaria a aproximadamente 2m de distância do teto?
Não. Nessa situação hipotética, o projeto estaria classificando o risco de incêndio do galpão logístico como extraordinário 1 e não estocagem, que seria o correto. Caso a ocupação não fosse a de Galpão Logístico e a classificação de risco fosse extraordinário 1, até poderia ser utilizado o sprinkler K115 em um pé direito de 12m, porém a temperatura nominal do sprinkler deveria ser classificada como temperatura alta.
Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br
Sem falar nessa distância de 2.00m de defletor ao teto, não permitida