NOTÍCIAS & EVENTOS

4 de março de 2020 / Por / 0 Comentário

Relação sprinkler x fumaça

Tema 24: Neste artigo abordaremos algumas considerações gerais sobre os sistemas de sprinklers. Este artigo é parte de uma coletânea de 27 Temas, organizados em perguntas e respostas, elaborados pela Skop em parceria com a Ipê Consultoria.

Relação sprinkler x fumaça

As observações contidas neste documento são registros de atendimentos técnicos pontuais ocorridos ao longo dos últimos anos. Em boa parte dos temas, não esgotam suficientemente os assuntos, sendo necessário recorrer às Normas e demais literaturas disponíveis; contudo, esta compilação constitui um acervo considerável de situações do cotidiano do projetista e demais profissionais do ramo de proteção contra incêndio por sprinklers. Este foi material foi organizado com a intenção de compartilhar experiências e colaborar com os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos leitores.

49)Quais os efeitos da ativação do sprinkler sobre a fumaça gerada em um incêndio?

Há redução de fumaça dentro do ambiente protegido? Existe literatura que trate do assunto? A fumaça está diretamente relacionada ao sistema de sprinkler no que diz respeito a abertura do mesmo e sua produção é drasticamente reduzida com o funcionamento do sistema.

Fisicamente, a transferência de calor se dá por três formas, contato, radiação e convecção. Geralmente 80% da energia liberada em uma queima é transferida para o entorno pela convecção de gases quentes, estes gases são os maiores responsáveis pela abertura dos bicos de sprinklers.

Quando um sistema de sprinkler é ativado, a água é lançada diretamente sobre a mercadoria em chamas resulta na diminuição da temperatura e no respectivo combate ao fogo. Consequentemente, teremos uma redução na queima e logicamente uma menor produção de fumaça.

 

Conteúdo produzido em parceria com Ipê Fire Protection Consultoria
Site: http://www.ipeconsultoria.com.br
E-mail: projetos@ipeconsultoria.com.br

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×