INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CENÁRIO ATUAL (orçamentos, pedidos, produção fabril e entrega):

• Aproveite a vantagem dos preços estáveis da Skop

• Mantenha sua programação de pedidos e negocie as entregas dentro do melhor prazo possível

• Evite os sérios problemas de filas e desabastecimento

SAIBA MAIS

NOTÍCIAS & EVENTOS

28 de fevereiro de 2020 / Por / 4 Comentários

Por que evitar os elevadores durante um incêndio?

Pode ser tentador correr para um elevador durante um incêndio, mas é extremamente perigoso. Veja por que você não deve usá-lo e como evacuar de um prédio em segurança!

Por que evitar os elevadores durante um incêndio

Todos nós vemos a sinalização nos saguões dos elevadores para usar as escadas em caso de incêndio. Alguns sinais até dizem que os elevadores estão fora de serviço em caso de incêndio, mesmo que eles continuem funcionando.

A questão é que, durante um incêndio, pode ser tentador usar o elevador para sair mais rápido do edifício. No entanto, a sinalização não foi colocada ali à toa: os riscos dessa atitude são altos.

Em 1974, um caso do incêndio edifício Joelma causou muita comoção, quando treze pessoas tentaram usar o elevador para escapar das chamas e acabaram mortas quando o equipamento parou de funcionar.

Mas por que elevadores podem ser perigosos durante um incêndio? Vamos dar uma olhada no texto abaixo e identificar as restrições existentes:

Os perigos de um elevador durante um incêndio

Existem muitas razões pelas quais você não deve usar o elevador em um prédio em que há fogo, e todas elas estão relacionadas com a sua segurança.

A primeira razão pela qual você deve utilizar as escadas em vez do elevador é porque o incêndio pode causar um curto-circuito no sistema elétrico do edifício, o que significa que se você estiver no elevador e estiver entre os andares, provavelmente ficará preso lá. Foi exatamente isso que aconteceu com os ocupantes do elevador durante o incêndio no Joelma.

Isso traz todos os tipos de problemas, principalmente o fato de que a fumaça pode inundar o poço do elevador e você pode sufocar porque não há ar para respirar. O fogo também pode se espalhar para outros andares e, essencialmente, envolver o elevador, com você dentro.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

As portas do elevador podem abrir sem que o elevador esteja no andar se o fogo causar problemas com a eletricidade e o mecanismo do elevador. O movimento do elevador também faz ar ondular, e o efeito que isso pode ter no fogo pode ser ainda mais devastador.

Além disso, se todos em um edifício optarem por usar o elevador como meio de fuga, ele poderá ficar muito pesado, fazendo com que pare no meio do caminho. Em pânico, as pessoas podem se recusar a descer do elevador e isso será um desperdício de tempo que poderia ter sido gasto escapando pelas escadas.

Como evacuar um prédio em segurança

Abaixo, estão algumas dicas de como evacuar um prédio em segurança, evitando o elevador do edifício:

  • Utilize as escadas — É importante saber que alguns locais (ex.: alguns hospitais) existem elevadores de emergência disponíveis para a evacuação de pessoas com limitações motoras e/ou acamadas. Para mais informações sobre elevadores de emergência, consulte: Norma ASME A17.1/CSA B44 e nota técnica do CBM de Goiás, entre outros.
  • Siga as instruções da brigada de incêndio local, bem como as sinalizações de rota de fuga.
  • Caso encontre portas, sinta a maçaneta com as costas da mão. Se estiver quente, pode haver fogo do outro lado da porta, portanto, mantenha-a fechada.
  • Se você abrir uma janela para sua fuga, verifique se as outras janelas e portas estão fechadas firmemente. Caso contrário, a janela aberta pode atrair fumaça e fogo para dentro da sala.
  • Se necessário, movimente-se abaixado para evitar fumaça e gases superaquecidos que possam ter entrado no ambiente. Se possível, feche as portas ao sair para confinar o máximo de fogo possível.
  • Se o alarme de incêndio ainda não estiver soando, puxe o acionador manual ao sair do prédio, se for possível.
  • Mova-se rapidamente para uma área aberta, longe de prédios, árvores, linhas de energia e estradas.

A manutenção do elevador, não importa quão recente ou meticulosa, não pode impedir que um elevador funcione incorretamente em um incêndio; portanto, você deve sempre seguir os avisos e usar as escadas em caso de incêndio, para sua segurança e para as outras pessoas a sua volta.

Ressaltamos que o conteúdo do artigo não esgota o assunto e é apresentado apenas a título de introdução ao tema. Sugerimos fortemente que o leitor interessado procure, além das dicas acima, outras literaturas, bem como as orientações das autoridades locais, especialmente as dos Corpos de Bombeiros.

 
Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e receba muito mais diretamente no seu e-mail!

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

4 Comentários

  • HUGO DESIO ORMONDE ROCHA disse:

    EXCELENTE RESUMO DE ESCAPE DE EDIFICAÇÃO, NUNCA DEVEMOS USAR OS ELEVADORES EM CASO DE INCÊNDIO. EXATAMENTE PELO FATO DO ELEVADOR ENTRAR EM PANE ELÉTRICA, E FICAR PARADO OU LEVAR JUSTAMENTE OS OCUPANTES AONDE ESTÁ O FOGO OU FUMAÇA.

  • Antonio Rivaldo da Silva disse:

    Parabéns pelas excelentes matérias.
    Uma pergunta a adesão a assinatura da sua Newsletter é gratuita?

    Att.Rivaldo

    • Braulio Viana disse:

      Prezado Rivaldo.
      Sim. Tanto a assinatura como também os demais conteúdos de nosso site.
      Agradecemos por suas palavras e sua interação.

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×