NOTÍCIAS & EVENTOS

30 de outubro de 2019 / Por / 0 Comentário

UL alerta sobre sprinklers falsificados comercializados no mercado internacional

Leia a carta aberta da diretora de comunicação, em que adverte a falsificação da marca UL em sprinkler.

Skop-blog-OUT-art1

A matriz da UL Certificadora (EUA) emitiu um alerta para o mercado internacional, no dia 30 de agosto de 2019, que foram identificados sprinklers falsificados marcado com o modelo GL5601 e identificados com a marca GLOBE; as amostras falsificadas possuem marcações de certificação da UL e a marca JOB G5 nos bulbos térmicos.

Embora o modelo possua ambas marcações de qualidade, o produto citado não possui certificação UL e não foi fabricado pela GlobeFire Sprinkler Corporation. Os bulbos tampouco foram fabricados ou rotulados pela JobGmbH, afiliadas ou agentes.

Os produtos falsificados podem ser identificados pela marcação D77447 nos bulbos térmicos. Além disso, as seguintes marcações podem ser observadas no defletor: GL5601 155°F (68°C).

A UL (EUA) recomenda que todas as unidades de sprinklers vendidas com tais características sejam trocadas imediatamente por produtos certificados pela UL, visando manter o padrão de segurança e qualidade do funcionamento dos produtos. Até o momento, sabe-se que os produtos são distribuídos a partir da China e enviados a países diversos, bem como, especialmente, Estados Unidos e Canadá.

Cuidado com sprinklers falsificados

A utilização de sprinklers originais e certificados por órgãos certificadores é de extrema importância para a segurança do edifício.

Um sistema completo, profissional e certificado representa um custo consideravelmente baixo se comparado ao restante dos investimentos estruturais de segurança, e aos custos causados pelos danos de um possível acidente.

Na aquisição e instalação dos equipamentos, é necessário verificar a procedência, selos e marcações nas peças, garantindo a originalidade do produto e evitando problemas futuros.

Palestra: A qualidade oculta do Sprinkler certificado

A falha de um único equipamento pode significar grandes perdas materiais e pessoais, impossibilitando uma rápida resposta ao incêndio, que permita prevenir estragos maiores.

Embora produtos falsificados tenham preços mais atrativos, deve-se lembrar que a segurança das pessoas e do patrimônio está diretamente em jogo na aquisição e instalação dos sistemas anti-incêndio e os sprinklers possuem grande importância no combate inicial às chamas.

Acesse o comunicado oficial da UL.

Skop-blog-OUT-art1-V2

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo que estamos prontos para ajudá-lo

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×