NOTÍCIAS & EVENTOS

13 de setembro de 2019 / Por / 0 Comentário

Mangueiras de Incêndio especificação e manutenção

As mangueiras são de grande importância no combate ao incêndio, sendo considerado o caminho flexível da água, levando a mesma o mais próximo ao risco, combatendo com melhor eficiência o fogo.

mangueiras-de-incendio-especificacao-e-manutencao

Não podemos correr o risco da Ruína!

Quando se trata de vidas humanas e patrimônio, não podemos correr o risco da ruína. Perder uma vida ou arriscar o seu patrimônio, não pode ser uma opção.

As mangueiras são de grande importância no combate ao incêndio, sendo considerado o caminho flexível da água, levando a mesma o mais próximo ao risco, combatendo com melhor eficiência o fogo.

O que as Normas orientam?

A Norma ABNT NBR11861 – Mangueiras de incêndio – Requisitos e métodos de ensaios -, juntamente com Portaria do Inmetro 148/2015, padronizaram as mangueiras fabricadas no Brasil.

Com a necessidade de requisitos mínimos de utilização e manutenção foi elaborada a ABNT NBR 12779 – Mangueira de Incêndio – Inspeção, manutenção e cuidados.

Conforme Norma ABNT NBR11861 e portaria do Inmetro 148/2015, as mangueiras são classificadas por tipos e diâmetros, e aplicadas de acordo com o risco envolvido; por exemplo: para edifícios de ocupação residencial, compressão de trabalho de 980 kPa (10 kgf/cm²), a Norma indica a utilização da mangueira de incêndio tipo 1, revestida externamente com reforço têxtil. Esse tipo de mangueira pode, ainda, ser confeccionada 100% em fio sintético de alta tenacidade e internamente com tubo de borracha sintética; montada com união em latão tipo engate rápido (“storz”) conforme ABNT NBR14349.

Certificação de mangueiras

Com o passar dos anos o segmento de combate a incêndio foi evoluindo, e a CERTIFICADORA ABNT identificou a importância da COMPROVAÇÃO, de que o produto fabricado, estaria 100% de acordo com a Norma de referência, assim surgiu a CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA – MARCA DE CONFORMIDADE ABNT, onde o consumidor/usuário tem a garantia de que os produtos são fabricados corretamente, pois os fabricantes que possuem esta certificação passam por auditorias periódicas com coleta de amostras no estoque e no mercado, avaliando de forma independente 100% dos requisitos de fabricação.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

É importante que o fabricante de mangueiras possua toda sua linha de mangueiras em acordo com a ABNT NBR11861 e certificadas com a MARCA DE CONFORMIDADE, como a da ABTN.

Importância do sistema de hidrantes

O sistema de hidrante é responsável pelo suprimento de água, com pressão e fluxo suficiente para suprir o risco menos favorável, por isso a importância de dimensionamento do sistema e das mangueiras, onde se evidencia que o volume de água fornecido é de extrema importância ao combate.

Teste em mangueiras

Onde “mora” o perigo?
As mangueiras devem sofrer inspeção a cada seis (6) meses e manutenção ANUAL. Essa inspeção deve ser realizada por empresa capacitada, a fim de saber se as mangueiras estão aptas ao uso. O TESTE HIDROSTÁTICO conforme NORMA ABNT NBR12779, é extremamente importante para identificar possíveis irregularidades nas mangueiras.

A Norma EXIGE que o ensaio de pressão seja feito somente com água. A utilização de ar comprimido não é permitida, pois gera situação de perigo com alta possibilidade de acidentes. O consumidor DEVE acompanhar, se possível, todo processo de inspeção e manutenção junto às empresas prestadoras de serviço.

Dica importante!

As mangueiras, bem como o restante do sistema de hidrantes, devem estar sempre em condições de utilização, dando segurança ao usuário no combate ao incêndio.

Sobre a C.M. Couto

A C.M. Couto, fundada em 1970, vem se desenvolvendo e crescendo junto com seus clientes, com atendimento em todo território nacional e exterior. Fabrica Mangueiras de Incêndio, Líquido Gerador de Espuma (LGE), itens para hidráulica de incêndio como esguichos, adaptadores, chaves e tampões, venda e manutenção de extintores de incêndio. Possui departamento de engenharia que desenvolve e executa projetos para sistemas de detecção e combate com água, espuma, CO2, agente limpo entre outros com regulamentação junto ao Corpo de Bombeiros. Elabora planos de emergência e fornece Equipes de Brigada. Atende aos mais altos níveis de exigência técnica e inovação na prevenção e combate a incêndios.

Em parceria com
CM Couto
Alexandre Couto e Geraldo de Jesus – Diretores da CM Couto Sistemas contra Incêndio LTDA.
https://cmcouto.com.br/
https://www.facebook.com/cmcoutooficial

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: