NOTÍCIAS & EVENTOS

18 de setembro de 2018 / Por / One Comment

Importância de sprinklers em locais com pessoas que necessitam de cuidados especiais

Hospitais, asilos, clínicas psiquiátricas, demandam atenção especial para proteção contra incêndio, afinal, neste local estão as pessoas que possuem dificuldades de locomoção e orientação em casos de momentos de pânico. Saiba por que a proteção ativa dos sprinklers é a melhor escolha para estes ambientes.

Importância de sprinklers em locais com pessoas que necessitam de cuidados especiais

Você já parou para pensar em como locais que abrigam pessoas com necessidades especiais devem estar preparados para casos de incêndio?

Hospitais, asilos, clínicas psiquiátricas, demandam atenção especial para proteção contra incêndio, afinal, neste local estão as pessoas que possuem dificuldades de locomoção e orientação em casos de momentos de pânico. Por isso, quanto mais rápidas forem as ações de combate ao incêndio, maiores as chances de vidas serem salvas. Saiba por que a proteção ativa dos sprinklers é  a melhor escolha para estes ambientes.

Os sprinklers em locais com pessoas especiais

Medida de proteção contra incêndio ativa

Medidas de segurança contra incêndio são necessárias, principalmente em locais que apresentam maiores riscos como armazéns e locais de grande circulação de pessoas, por exemplo. E, nesses locais, ter um sistema de proteção ativo é o que garante a rapidez na contenção ou eliminação de incêndios.

Enquanto alguns sistemas demandam pessoas para iniciar a proteção, os sprinklers (chuveiros automáticos), são os equipamentos que apresentam maior eficiência, por não demandarem da ação humana para seu acionamento, assim como responderem mais rapidamente aos focos iniciais de incêncio. Mas você já parou para pensar em como o sistema de sprinklers contribui para a proteção das pessoas com necessidades especiais?

Os sprinklers em locais especiais

Inicialmente, é necessário definir locais especiais. De forma geral, todos os ambientes em que existam pessoas que requeiram cuidados especiais, por apresentarem dificuldade de locomoção, se enquadram nesta definição. Ou seja, estabelecimentos de saúde como hospitais, creches, hospitais psiquiátricos e asilos são alguns exemplos.

Para colaborar com a diretriz da OMS (Organização Mundial da Saúde), e cumprindo os requisitos contidos na Resolução nº50/2002, a Anvisa fornece orientações para a implantação de sistemas de combate a incêndio e cita a Norma ABNT NBR10897:2014 como referência normativa de segurança contra incêndio em edificações urbanas.

Em caso de chamas nestes locais, onde as pessoas têm dificuldade de mobilidade, ter um sistema de sprinklers como proteção contra incêndio é relevante. Afinal, o tempo de locomoção dificulta o resgate e o abandono das pessoas do local nestas condições.

Os riscos vistos com outro olhar

Esses locais especiais, assim como definido, são habitados por pessoas que buscam proteção, apoio, saúde e segurança. Sendo que, em casos de incêndio, ter tempo para a locomoção de todos os que se encontram no local é crucial. O uso de sprinklers nesses ambientes é a melhor e a principal maneira de controlar incêndios.

Quando um incêndio se inicia em um hospital, por exemplo, é importante que seja rapidamente contido. Lembre-se que hospitais possuem diversos materiais altamente inflamáveis, além de trabalharem com tubulações de oxigênio -principal combustível para as chamas se alastrarem. Ou seja, a agilidade e eficiência, sem a necessidade da interação humana, nesses ambientes são imprescindíveis.

Os sprinklers permitem que, em momentos de pânico, haja tempo para auxiliar todos os que precisam de suporte para aqueles com dificuldade de locomoção. Um incêndio pode ganhar força entre 1 e 4 minutos, e sprinklers de qualidade operam entre 15 e 20 segundos. Ou seja crianças, idosos, pessoas com doenças mentais, em sua maioria que não apresentam capacidade suficiente para seguir o “script” de evacuação terão mais tempo para receberem suporte.

Conheça mais sobre como proteger os ambientes aos riscos de incêndio em nossa seção de Notícias e Eventos.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

1 Comentário

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: