NOTÍCIAS & EVENTOS

12 de julho de 2018 / Por / 0 Comentário

Conhecendo os documentos técnicos disponíveis no site da Skop

Em qualquer assunto ligado à área técnica é extremamente importante contar com informações objetivas e confiáveis, bem como saber utilizar bem cada uma destas “ferramentas”, de forma que o resultado final seja o mais assertivo possível.

Conhecendo os documentos técnicos disponíveis no site da Skop

1. Introdução

Em qualquer assunto ligado à área técnica é extremamente importante contar com informações objetivas e confiáveis, bem como saber utilizar bem cada uma destas “ferramentas”, de forma que o resultado final seja o mais assertivo possível. Contudo, as informações precisam ser disponibilizadas de forma organizada, para facilitar a consulta e aplicação das informações. Quando o assunto técnico está relacionado aos sistemas de proteção contra incêndio esta organização é ainda mais fundamental, pois estamos falando de sistemas que protegem a vida, o patrimônio e possibilitam a continuidade dos processos.

No site da Skop o cliente acessará a documentação técnica dos equipamentos, organizada da seguinte forma:

skop
NOTA: A quantidade de documentos irá variar em função do equipamento.

2. Desenvolvimento

Cada documento disponível no site da Skop tem uma função específica no processo, segue abaixo uma breve descrição relacionada a cada um deles.

Certificados:

Certificado ABNT – É o documento emitido pelo Órgão Certificador de Produto (OCP-0005), a Associação Brasileira de Normas Técnicas, onde constam as características dos modelos que foram aprovados segundo os critérios da Norma técnica de produto em vigência no Brasil, a ABNT NBR16400:2018. A linha de sprinklers B-11 possui esta certificação e as linhas JCR e RTR estão em processo de transição da Norma anterior para atual.

Certificado FM – É o documento emitido pela certificadora estadunidense FM Approvals, onde constam as características dos modelos que foram aprovados segundo os critérios da Norma técnica de produto FM2000. A linha de sprinkler JCR, fabricada pela Skop, é a única, em toda a América Latina, que possui esta certificação.

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Certificado ULbr – É o documento emitido pelo Órgão Certificador de Produto (OCP-0029), a Underwrites Laboratories do Brasil, onde constam as características dos modelos que foram aprovados segundo os critérios da Norma técnica de produto em vigência no Brasil, a ABNT NBR16400:2018. A linha de sprinklers B-11 possui esta certificação e a linha JCR está em processo de transição da Norma anterior para atual.

Certificado ISO – É o documento emitido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas em parceria com a International Organization for Standardization, mais conhecida como ISO. Este documento certifica que o processo de fabricação e comercialização dos chuveiros automáticos, bem como os processos de montagem, teste e comercialização de alarmes, gongos e VGA, seguem os critérios de controle de qualidade previstos na Norma ABNT ISO9001:2008.

Declaração de origem – SKOP – Trata-se de um documento emitido pela própria Skop, onde constam os modelos de sprinklers fabricados pela empresa e o material utilizado na produção dos mesmos.

Declaração de origem – RELIABLE – Trata-se de um documento emitido pela própria Reliable, assinado por um representante legal da empresa, onde é registrado o distribuidor oficial da Marca no Brasil.

Catálogo / Literatura Técnica:

Especificação de engenharia – É o documento onde constam, apenas em formato textual, todas as características técnicas do equipamento. Este documento pode ser utilizado como base do texto de especificação do produto em memoriais descritivos e cadernos técnicos de obras e empreendimentos.

Catálogo / Folder Técnico– É o documento onde constamtodas as informações relacionadas ao equipamento em forma de texto, gráficos, figuras e demais recursos disponíveis.

Catálogo Comercial – É o documento onde constam informações gerais sobre a empresa e as linhas de produtos disponibilizados pela mesma.

Guia de aplicação – Documento com importância especial para os projetistas, pois nele encontram-se informações de aplicação, entre elas: altura máxima de instalação, altura máxima de armazenamento, documentos que tratam da aplicação do modelo selecionado e etc.

3. Conclusão

Quanto mais intuitiva for a localização, consulta e aplicação das “ferramentas” técnicas, que são os documentos relacionados a um determinado equipamento, melhor será o resultado final do projeto, especificação, compra, venda, instalação e manutenção do referido equipamento; e é justamente por este motivo que os profissionais envolvidos no processo devem conhecer bem a documentação para facilitar a aplicação dos equipamentos.

Autor: Equipe Suporte Skop

eBook: Sprinklers: O guia essencial

Compartilhe:

Deixe um comentário

BNDES
ABSpk
Reliable
ABNT
FM
UL
Assine nossa Newsletter:
×