NOTÍCIAS & EVENTOS

21 de junho de 2018 / Por / 0 Comentário

Conhecendo as características e as aplicações dos modelos embutidos G4, G5 e G6

Este tipo de sprinkler também pode ser classificado como decorativo, já que ao ser instalado, fica extremamente discreto no teto. Sendo assim, falaremos brevemente sobre os sprinklers G4, G5 e G6 da Reliable, para ajudar o leitor a conhecer um pouco mais sobre os modelos em questão.

Conhecendo as características e as aplicações dos modelos embutidos G4, G5 e G6

1.           Introdução

Existem tipos de sprinklers (Sprinkler: Conhecendo as características técnicas e a forma correta de especificar) que não são tão conhecidos pelo público em geral, um deles é, sem dúvidas, o sprinkler oculto ou “concealed”, em inglês. Este tipo de sprinkler também pode ser classificado como decorativo, já que ao ser instalado, fica extremamente discreto no teto. Sendo assim, falaremos brevemente sobre os sprinklers G4, G5 e G6 da Reliable, para ajudar o leitor a conhecer um pouco mais sobre os modelos em questão.

2.           Desenvolvimento

2.1.     Composição do sprinkler oculto

O sprinkler oculto é composto por duas partes básicas:

1.    o sprinkler, propriamente dito,acoplado ao “copo”. O “copo” é a parte que permite a fixação do conjunto no forro. Vale lembrar que nos sprinklers ocultos, o defletor é retrátil;

2.    a placa de cobertura que é presa a um suporte. Esta tampa está presa a um suporte através de um ponto de solda, que se rompe a uma determinada temperatura, permitindo a queda da mesma. A tampa também serve como acabamento.

skop composição do sprinkler oculto

Exceto alguns casos, a temperatura nominal do sprinkler será mais alta que a temperatura nominal da tampa, justamente para que esta última seja ativada antes do sprinkler. Veja a tabela abaixo, existente no boletim 121, que nos serve como exemplo:

skop-2 - temperature ratings

2.2.     Princípio de funcionamento

O princípio de funcionamento dos modelos de sprinklers ocultos ocorre da seguinte forma:

·        com a elevação de temperatura no ambiente, a placa de cobertura, que possui uma temperatura nominal de ativação menor que a do sprinkler, se desprende antes da ativação do sprinkler;

·        caso a temperatura no ambiente continue aumentando, o sprinkler é ativado, possibilitando a projeção da água sobre o foco de incêndio.

2.3.     Descrição básica dos modelos

Segue abaixo uma tabela comparativa entre os modelos avaliados neste artigo:

tabela

Observações:

(1)  Para outras possibilidades, consultar o boletim técnico do produto.

2.4.     Cuidados especiais

Como se trata de um modelo especial e que possui mais tecnologia abarcada, faz-se necessário um cuidado maior no transporte e manuseio do equipamento, tais como:

·        Não aplicar força mecânica excessiva sobre a placa de cobertura durante o transporte e instalação, evitando assim o rompimento da “solda” que interliga a placa à sua base;

·        Não submeter a tampa ou o sprinkler à temperatura elevada, para evitar ativações indevidas;

·        Utilizar a chave de instalação correta.

skop-4- Cuidados especiais-skop

3.           Conclusão

A correta aplicação dos modelos de sprinklers ocultos certamente agregará valor à instalação, contudo é extremamente necessário que o projetista conheça bem o produto, para que o especifique corretamente. Os demais agentes do processo: comprador, vendedor, instalador, mantenedor e outros, também precisam conhecer bem o produto. O correto funcionamento do equipamento está diretamente atrelado aos cuidados no transporte, manuseio e instalação. Seguindo estas orientações será garantindo o sucesso do processo.

Autor: Equipe Suporte Skop

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: