NOTÍCIAS & EVENTOS

20 de março de 2018 / Por / One Comment

Você sabe o risco que corre ao jogar um copo d’água numa panela em chamas?

Um dos tipos de acidentes domésticos mais comuns são aqueles que ocorrem perto do fogo. Cozinhar é um ato diário de amor e, como tradição, é o que une famílias na mesa à gerações.

Você sabe o risco que corre ao jogar um copo d'agua numa panela em chamas?

Um dos tipos de acidentes domésticos mais comuns são aqueles que ocorrem perto do fogo. Cozinhar é um ato diário de amor e, como tradição, é o que une famílias na mesa à gerações.

Mais normal do que se imagina, esquecer panelas no fogo enquanto estamos “fazendo outra coisa” é a oportunidade perfeita para causar um incêndio em uma cozinha.

A primeira reação que nos vem em mente quando queremos apagar o fogo é: água. Porém, quem já teve a experiência de jogar um copo d’água em uma panela pegando fogo sabe que não é bem assim. A água em contato com o fogo direto em uma cozinha causa acidentes devastadores que vão de teto e paredes queimadas até queimaduras de segundo e terceiro grau no nosso corpo.

No desespero, não jogue água em uma panela em chamas!

Ao jogar água em uma panela pegando fogo, você causa uma explosão. Mas, por quê? Vamos voltas às aulas de Química: por causa da densidade e do ponto de ebulição da água e do óleo.

O óleo é menos denso que a água, logo, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar. Se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.

Assim, ao jogar a água – por ser mais densa – ela “tentaria” afundar, passando pelo óleo que está muito quente. Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar.

Qual é a forma correta de apagar uma panela em chamas?

Para que a combustão ocorra é necessário o oxigênio do ar. Assim, o correto é não tocar na panela, desligar o fogo e colocar uma tampa ou pano úmido por cima da panela para impedir que o oxigênio alcance as chamas e, consequentemente, elas se apaguem.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

1 Comentário

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: