NOTÍCIAS & EVENTOS

18 de dezembro de 2017 / Por / 3 Comentários

3 coisas que talvez você não saiba sobre controle de fumaça de incêndio

Para prevenção de incêndios, alguns pontos são muito importantes para que situações como as citadas no artigo não aconteçam. Prestar atenção em detalhes simples podem fazer toda a diferença.

3 coisas que talvez você não saiba sobre controle de fumaça de incêndio

Os perigos de inalar fumaça de incêndio variam de queimaduras nas vias aéreas ao desenvolvimento de doenças respiratórias como bronquiolite e pneumonia até 5 dias depois do incidente. O monóxido de carbono é uma substância tóxica que gera acúmulo de sangue e líquidos na região, impedindo a passagem do ar.

Dependendo da quantidade de fumaça que for inalada, o indivíduo pode evoluir de intoxicação respiratória para morte em 2 a 5 minutos. Já aqueles que inalaram uma quantidade menor de fumaça ainda podem sofrer suas consequências por até 3 semanas após o incêndio, como o desenvolvimento de infecções respiratórias.

Para prevenção de incêndios, alguns pontos são muito importantes para que situações como as citadas nos parágrafos acima não aconteçam. Prestar atenção em detalhes simples podem fazer toda a diferença. Veja alguns tópicos:

1- Procure saber das rotas de fuga do edifício

Se um incêndio começar na sua casa, saia o quanto antes. Muita gente fica presa e até morre porque não acredita que um pequeno foco pode se alastrar com rapidez. Se você mora em prédio, vá pelas escadas, fechando todas as portas que atravessar, para retardar a propagação das labaredas. Nunca use o elevador e tente saber rapidamente onde ficam as rotas de fuga do edifício.

Veja aqui o complemento deste tema com a leitura do artigo sobre a importância das rotas de fuga.

2- Extintores de incêndio devem estar localizados em locais de fácil acesso

Normalmente, os extintores de incêndio ficam localizados nas escadas de todos os andares do edifício. Prédios comerciais são obrigados a sinalizar as saídas de emergência. Procure pelas lâmpadas de emergência abaixo delas pode haver uma porta corta-fogo. Edifícios têm várias opções de salvamento, como hidrantes e chuveiros automáticos, então não se desespere e jamais pule pela janela.

3- Sistema de chuveiros automáticos existem no local?

Uma ótima alternativa para prevenção eficiente de incêndios é com a instalação de um sistema de sprinklers. O sistema de chuveiros automáticos é acionado a determinada temperatura do ambiente que ajuda a salvar vidas e patrimônio.

Esses tópicos acima são de extrema importância para evitar incêndios. Você precisa ficar atento aos detalhes, principalmente no estado de conservação do local. Lembre-se de quando você sentir sinal de fumaça, ache a saída de emergência imediatamente e se tiver com fácil acesso a um telefone, não hesite e ligue urgentemente para o Corpo de Bombeiros (número 193). Emergências acontecem, mas podemos evitar estragos maiores com ações humanas.

O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande Sul, em janeiro de 2013, ficou mundialmente conhecido pela trágica morte de 242 pessoas, jovens em sua grande maioria. O estudo, de um caso semelhante ao da Boate Kiss, realizado em 2005 pelo NIST (National InstituteOf Standards and Technology ), dos EUA, comprovou que o fato de não existir sistema de sprinklers instalado no ambiente da Boate The Station, potencializou de forma drástica os efeitos do incêndio, pois em cerca de apenas 90 segundos (1 minuto e meio) os ocupantes já estavam submetidos a uma temperatura de até 1000°C e a uma nuvem tóxica, composta, entre outros gases, por índices letais de gás carbônico (CO2) e gás cianídrico (HCN), gerados pela queima da espuma de poliuretano (ReportoftheTechnicalInvestigationof The Station Nightclub Fire, 2005, p. xxi, p. 4-41).

Por analogia, podemos imaginar que estas constatações indicam o que também ocorreu no interior da Boate Kiss, gerando uma quantidade de vítimas fatais quase duas vezes e meia maior que na boate The Station. O fato é que se existissem sistemas de sprinklers nos dois locais onde ocorreram estas tragédias, 342 vidas, muito provavelmente teriam sido salvas, pois a geração de fumaça tóxica seria muitíssimo menor.

Sprinklers salvam vidas e previnem incêndios de grande proporção

Como você sabe, nós sempre destacamos a importância de fazer a instalação de um sistema de chuveiros automáticos certificados. Popularmente chamados de sprinklers, eles são os primeiros que chegam no local quando acontece um incêndio. Assim que o ambiente atinge determinada temperatura, o bulbo dos sprinklers estouram liberando água da tubulação. Eles chegam antes do Corpo de Bombeiros e são altamente eficientes, desde que sejam certificados.

Para conhecer os sprinklers da SKOP, clique aqui.

eBook: Sprinklers: O guia essencial
Compartilhe: 0

3 Comentários

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: