NOTÍCIAS & EVENTOS

27 de novembro de 2017 / Por / 0 Comentário

Importância das rotas de fuga

Além da definição correta das rotas de fuga, existem várias medidas preventivas contra incêndios que devem ser seguidas, como, por exemplo: instalar e realizar manutenções periódicas nos equipamentos materiais de segurança, tais como: Extintores, Sprinklers e Portas corta-fogo.

Importância das rotas de fuga

Nos edifícios, onde a evasão em caso de incêndios é mais complicada, é essencial que se tenham rotas de fuga nas instalações. Para que essas rotas de fuga sejam eficientes, elas precisam estar dentro do padrão de segurança exigido pelas instruções técnicas dos Corpos de Bombeiros locais, bem como das normas e leis vigentes. Também é importante o bom funcionamentos de outros componentes do sistema de segurança, tais como: Porta corta-fogo, hidrantes e sinalização de segurança.

Além da definição correta das rotas de fuga, existem várias medidas preventivas contra incêndios que devem ser seguidas, como, por exemplo: instalar e realizar manutenções periódicas nos equipamentos materiais de segurança, tais como: Extintores, Sprinklers e Portas corta-fogo. Outras dicas importantes são:

  • As instalações elétricas da edificação devem ser revistas periodicamente;
  • Evitar vazamentos de líquidos inflamáveis, no caso de um incêndio;
  • Não devemos obstruir as rotas de fuga, incluindo portas e escadas de incêndio;
  • Não devemos utilizar o elevador em caso de incêndio.

Muito se fala sobre a prevenção de incêndios com a instalação adequada de sistema de chuveiros automáticos certificados como um meio de evitar a propagação do fogo. É importante esclarecer que em caso de incêndio os sprinklers serão acionados rapidamente evitando, assim, que o fogo se espalhe e comprometa vidas e patrimônio.

As rotas de fuga: essenciais em caso de incêndios

Compostas por um mapa estratégico que tem como objetivo evacuar o ambiente de forma segura no caso de sinistros, elas são fundamentais em prédios e edificações que tenham um grande número de circulação de pessoas.

Em caso de um incêndio – quando ocorre movimentação e pânico – as rotas de fuga são um diferencial para evitar que aconteçam mortes. Para que sejam eficientes, as sinalizações de emergência devem estar evidentemente à vista de todos. É importante que todos os equipamentos de segurança sejam devidamente certificados e estejam com suas manutenções em dia.

Uma outra iniciativa importante, que pode ser adotada em projetos de novos empreendimentos que já contemplem a instalação dos sistemas de detecção de fumaça e do sistema de controle de acesso, é a integração destes dois sistemas. Esta integração requer uma solução técnica relativamente simples, através da qual é possível destravar automaticamente as portas, facilitando o abandono da edificação, minimizando o estresse causado por situações de risco e ajudando o usuário a seguir mais tranquilamente os direcionamentos das rotas de fuga.

Compartilhe: 0

Deixe um comentário

BNDES
Reliable
ABNT
ABSpk
FM
UL
Assine nossa Newsletter: